Linha Amarela deve desafogar o fluxo de passageiros das Linhas Vermelha e Verde

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Com a entrega da nova linha, as estações Sé e Paraíso receberão 20% menos passageiros

Por Fabiana Chagas e Aline Maciel

Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo será entregue no próximo dia 15. A data foi anunciada pelo Governo Estadual para a inauguração das duas estações restantes: Luz e República. A ampliação do horário de funcionamento até a meia-noite, porém, não tem previsão para acontecer - apesar de ter sido prometida anteriormente.

Linha Amarela se torna a esperança de muitos moradores da
Zona leste. (Fabiana Chagas)
Hoje, a Linha 4-Amarela funciona apenas em dias de semana, das 4h40 às 21 horas. O trecho é considerado um dos mais importantes das linhas existentes, pois será uma alternativa de baldeação às superlotadas Estações Paraíso e Sé, que devem passar a receber 20% menos passageiros, assim que o horário for ampliado. Com a entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação Consolação (Linha 2-Verde) para a República (Linha 3-Vermelha) ou para a Luz (Linha 1-Azul), sem precisar dar a volta pelas Estações Paraíso e Sé.

Para Raphael Marques, assistente de Recursos Humanos em uma empresa de Pinheiros e morador do bairro de Guaianazes, Zona Leste, essa ampliação será muito importante. “Devido a linha amarela ainda não estar coligada com a vermelha, quem mora na Zona Leste não tem como aproveitar. Para chegar a linha amarela precisamos fazer três baldeações, o que torna o percurso inviável e extremamente cansativo”, afirma o trabalhador.

Neide Rodrigues, governanta de um Hotel no Brooklin e moradora do bairro de São Miguel, Zona Leste, compartilha da mesma opinião de Marques: “Espero que a Linha Amarela chegue na República o mais rápido possível, porque do jeito que está, ainda não vi vantagens em usá-la. Já demoro cerca de duas horas para chegar ao trabalho, se eu for para Estação Sé e  Paraíso de manhã, é suicídio”, desabafa a governanta.  

Atualmente, são 70,6 km de linhas de metrô. Com a entrega das estações da Luz e República serão 73,4 km. O trajeto já aberto, da Paulista ao Butantã, transporta  um total de 190 mil passageiros e terá capacidade de atender mais de 700 mil pessoas.

Além disso, a linha poderá ser utilizada como alternativa ao corredor de ônibus que passa pelas Avenidas Rebouças e Consolação, um dos mais lentos da rede paulistana.

Jefferson Amaral, enfermeiro no Hospital Carlos Chagas, em Pinheiros, é morador de Guarulhos e vê nessa ampliação muito mais possibilidades para seu deslocamento. “Como pego o contra fluxo vindo do Metrô Armênia, já estou muito satisfeito com a Linha Amarela, contudo, com certeza sua ampliação para a Linha Vermelha vai dar mais possibilidades de caminhos”, comenta Amaral.   

Após essa próxima entrega, o sistema de metrô deve ficar quase dois anos sem inaugurações. Embora o cronograma esteja sujeito a adiantamentos ou atrasos, no site do Metrô a projeção atual é de que só no fim do primeiro semestre de 2013 a rede ganhe sua próxima extensão, com a abertura da Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul.

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