Com a entrega da nova linha, as estações Sé e
Paraíso receberão 20% menos passageiros
Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da
Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo será entregue no próximo dia 15. A data
foi anunciada
pelo Governo Estadual para a inauguração das duas estações restantes: Luz e República.
A ampliação do horário de funcionamento até a meia-noite, porém, não tem
previsão para acontecer - apesar de ter sido prometida anteriormente.
Linha Amarela se torna a esperança de muitos moradores da Zona leste. (Fabiana Chagas) |
Hoje, a Linha
4-Amarela funciona apenas em dias de semana, das 4h40 às 21 horas. O trecho é
considerado um dos mais importantes das linhas existentes, pois será uma
alternativa de baldeação às superlotadas Estações Paraíso e Sé, que devem
passar a receber 20% menos passageiros, assim que o horário for ampliado. Com a
entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação
Consolação (Linha 2-Verde) para a República (Linha 3-Vermelha) ou para a Luz
(Linha 1-Azul), sem precisar dar a volta pelas Estações Paraíso e Sé.
Para Raphael
Marques, assistente de Recursos Humanos em uma empresa de Pinheiros e morador
do bairro de Guaianazes, Zona Leste, essa ampliação será muito importante. “Devido
a linha amarela ainda não estar coligada com a vermelha, quem mora na Zona
Leste não tem como aproveitar. Para chegar a linha amarela precisamos fazer
três baldeações, o que torna o percurso inviável e extremamente cansativo”,
afirma o trabalhador.
Neide Rodrigues,
governanta de um Hotel no Brooklin e moradora do bairro de São Miguel, Zona Leste, compartilha
da mesma opinião de Marques: “Espero que a Linha Amarela chegue na República o
mais rápido possível, porque do jeito que está, ainda não vi vantagens em usá-la. Já demoro cerca
de duas horas para chegar ao trabalho, se eu for para Estação Sé e Paraíso de manhã, é suicídio”, desabafa a
governanta.
Atualmente, são 70,6 km de linhas de metrô.
Com a entrega das estações da Luz e República serão 73,4 km . O trajeto já
aberto, da Paulista ao Butantã, transporta um total de 190 mil passageiros e terá
capacidade de atender mais de 700 mil pessoas.
Além disso, a
linha poderá ser utilizada como alternativa ao corredor de ônibus que passa
pelas Avenidas
Rebouças e Consolação, um dos mais lentos da rede paulistana.
Jefferson Amaral,
enfermeiro no Hospital Carlos Chagas, em Pinheiros, é morador de Guarulhos e vê
nessa ampliação muito mais possibilidades para seu deslocamento. “Como pego o
contra fluxo vindo do Metrô Armênia, já estou muito satisfeito com a Linha
Amarela, contudo, com certeza sua ampliação para a Linha Vermelha vai dar mais
possibilidades de caminhos”, comenta Amaral.
Após essa
próxima entrega, o sistema de metrô deve ficar quase dois anos sem
inaugurações. Embora o cronograma esteja sujeito a adiantamentos ou atrasos, no
site do Metrô a projeção atual é de que só no fim do primeiro semestre de 2013 a rede ganhe sua
próxima extensão, com a abertura da Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás,
na zona sul.
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