CET intensifica fiscalização do programa de proteção ao pedestre em avenidas da zona leste

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Funcionários da campanha encontram dificuldades para orientar pedestres da região de São Miguel

Por Mirian Freitas
Colaboração: Jéssica Cardoso
Revisão: Thais Saraiva
Levantamento realizado pela CET aponta redução de 61% de
atropelamentos na região central de São Paulo, entre o
período de 11 de maio a 10 de agosto em relação ao
mesmo período em 2010. (Foto por Thais Saraiva)
Motoristas e pedestres que percorrem as principais avenidas da região de São Miguel já devem ter notado a ação de orientadores e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O Programa de Proteção ao Pedestre, campanha lançada pela Prefeitura de São Paulo com participação da CET, teve início em maio de 2011 em regiões do centro expandido até a Avenida Paulista. No mês de setembro, a medida foi estendida para todas as regiões da cidade, junto foi intensificada a fiscalização de infrações prevista no Código de Trânsito Brasileiro com aplicação de multa e pontos na carteira para motoristas e motocicletas que desrespeitarem a faixa de pedestre.
De acordo com a CET, com base em levantamento realizado entre os meses de julho e agosto, houve um aumento de 10% para 25% na quantidade de motoristas que respeitam o pedestre nas travessias. O empresário André Vieira acredita que a campanha serve para incentivar a população a ter mais consciência e respeitar o trânsito, mas reclama da postura dos pedestres. “Os pedestres abusam um pouquinho, eles também precisam se conscientizar. Eu sempre paro antes da faixa e de longe eu já observo se há algum pedestre”, conta o motorista.
Cruzamento da Av. Marechal Tito com a Rua Daniel Bernardo
já conta com a presença de orientadores do Programa de
Proteção ao Pedestre. (Foto por Thais Saraiva)
Pedestres têm mais segurança ao atravessar
 na faixa de pedestre. (Foto por Thais Saraiva)
Para a pedestre Irene Novais, que trabalha na região de São Miguel fazendo panfletagem, atravessar na faixa é uma medida de segurança de sua preferência. “Eu prefiro agir com cautela atravessando na faixa para não expor o motorista a um acidente. Os motoristas estão respeitando agora, alguns pedestres não. Muitas vezes quando o farol está aberto para os motoristas vários pedestres não esperam e atravessam na frente”, declara Irene.
Em nota, a CET divulgou a ampliação de 633 orientadores nas travessias de faixas de pedestre, a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos e a revitalização de 11 mil faixas na cidade, aumentando as oportunidades de travessia em até 20% para os pedestres. 
A orientadora do Programa de Proteção ao Pedestre, Rosana Pereira, observa mudanças na atitude dos motoristas e pedestres. Ela atua há um mês em um dos cruzamentos da Avenida Marechal Tito. Segundo a orientadora, a mudança não é total, mas melhorou. “Quem respeita mais são os motoristas, ainda tem que trabalhar com os pedestres, muitas vezes eles não esperam e querem passar na frente, mesmo com o farol fechado para eles”. Ela enfrenta dificuldades para orientar os pedestres. “A gente tenta orientar os pedestres, o pessoal também já tentou, mas alguns pedestres não gostam e acham ruim. Quando me perguntam se dá tempo para atravessar, eu passo as orientações”, diz a Rosana.


Tipos de infrações com fiscalização já intensificada





Infração gravíssima


Infração grave


Infração média


612-20 -
Deixar de dar preferência a pedestres / veículos não motorizados na faixa a ele destinada

613-00 - Deixar de dar preferência a pedestres / veículos não motorizados que não haja concluído a travessia


616-50
- Deixar de dar preferência a pedestres/ veículos não motorizados atravessando a transversal

584-33 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto de braço/luz indicadora, mudança de direção


567-31
- Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso


7 pontos


5 pontos


4 pontos


R$ 191,53


R$127,69


R$ 85,12


Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

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