Funcionários da campanha encontram
dificuldades para orientar pedestres da região de São Miguel
Por Mirian Freitas
Colaboração: Jéssica Cardoso
Revisão: Thais Saraiva
Colaboração: Jéssica Cardoso
Revisão: Thais Saraiva
Motoristas e pedestres que percorrem as principais avenidas
da região de São Miguel já devem ter notado a ação de orientadores e agentes da
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O Programa de Proteção ao Pedestre, campanha
lançada pela Prefeitura de São Paulo com participação da CET, teve início em
maio de 2011 em regiões do centro expandido até a Avenida Paulista. No mês de setembro,
a medida foi estendida para todas as regiões da cidade, junto foi intensificada
a fiscalização de infrações prevista no Código de Trânsito Brasileiro com aplicação
de multa e pontos na carteira para motoristas e motocicletas que desrespeitarem
a faixa de pedestre.
De acordo com a CET, com base em levantamento realizado entre
os meses de julho e agosto, houve um aumento de
10% para 25% na quantidade de motoristas que respeitam o pedestre nas
travessias. O empresário André Vieira acredita que a campanha serve para incentivar
a população a ter mais consciência e respeitar o trânsito, mas reclama da postura
dos pedestres. “Os pedestres abusam um pouquinho, eles também precisam se
conscientizar. Eu sempre paro antes da faixa e de longe eu já observo se há
algum pedestre”, conta o motorista.
Cruzamento
da Av. Marechal Tito com a Rua Daniel Bernardo já conta com a presença de orientadores do Programa de Proteção ao Pedestre. (Foto por Thais Saraiva) |
Pedestres têm mais segurança ao atravessar na faixa de pedestre. (Foto por Thais Saraiva) |
Em nota, a
CET divulgou a ampliação de 633 orientadores nas travessias de faixas de
pedestre, a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos e a revitalização
de 11 mil faixas na cidade, aumentando as oportunidades de travessia em até 20%
para os pedestres.
A orientadora do Programa de Proteção ao Pedestre,
Rosana Pereira, observa mudanças na atitude dos motoristas e pedestres. Ela
atua há um mês em um dos cruzamentos da Avenida Marechal Tito. Segundo a
orientadora, a mudança não é total, mas melhorou. “Quem respeita mais são os
motoristas, ainda tem que trabalhar com os pedestres, muitas vezes eles não
esperam e querem passar na frente, mesmo com o farol fechado para eles”. Ela
enfrenta dificuldades para orientar os pedestres. “A gente tenta orientar os
pedestres, o pessoal também já tentou, mas alguns pedestres não gostam e acham
ruim. Quando me perguntam se dá tempo para atravessar, eu passo as
orientações”, diz a Rosana.
Tipos de infrações com fiscalização já intensificada
Infração gravíssima |
Infração grave |
Infração média |
612-20 - Deixar de dar preferência a pedestres / veículos não motorizados na faixa a ele destinada
613-00 - Deixar de dar preferência a pedestres / veículos não motorizados
que não haja concluído a travessia
|
616-50 - Deixar de dar preferência a pedestres/ veículos não motorizados atravessando a transversal
584-33 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto de braço/luz
indicadora, mudança de direção
|
567-31 - Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso |
7 pontos
|
5 pontos |
4 pontos |
R$ 191,53 |
R$127,69 |
R$ 85,12 |
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