Para incentivar a leitura

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Universidade Cruzeiro do Sul tem programação especial para Semana Nacional 
do Livro e da Biblioteca

Por Daniele Motta

Exposição da artista Rosana Pascale faz parte
das comemorações da Universidade Cruzeiro do
Sul para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
(Por Daniele Motta)


No dia 09 de abril de 1980 foi instituída, pelo General João Baptista de Oliveira Figueiredo, presidente em vigência da época, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Com inicio no dia 23 de outubro e término no dia 29 do mesmo mês, data do "Dia Nacional do Livro", a semana traz comemorações em bibliotecas e instituições ligadas ao livro e à biblioteca em todo o território nacional.

Com bibliotecas multimídia em seus quatro campi, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com um acervo de 230.474 livros e teses e 11.406 periódicos e arquivos multimídia. Segundo Evelin Bitencourt com o apoio do Crédito Universitário Pra Valer, promove entre os dias 24 e 29 de outubro, das 8h30 às 21h, em comemoração à Semana, apresentações musicais, saraus, visitas orientadas, produção de caricaturas dos participantes, mostra gráfica "Muito de ruas, do Estêncil e dos Sprays...Street art?", da artista Rosana Pascale.


Para Zely Siqueira Gonzaga, bibliotecária responsável pela aquisição na Universidade Cruzeiro do Sul, apesar de a maioria dos alunos utilizarem os serviços da biblioteca, a semana é importante para a divulgação dos serviços. "A intenção é trazer mais alunos, por isso temos atividades diferenciadas. Neste ano, terá um cartunista para fazer com que o aluno que não costuma vir, venha. Teremos o Minuto da Música, que já tem normalmente, mas percebe-se que muita gente ainda não sabe." Zely ainda afirma que, com o uso da internet, os alunos têm se afastado da biblioteca, então é necessário que haja eventos diferenciados como este para chamar a atenção dos alunos.
Exposição traz demonstração de documentos eletrônicos, 
sites para pesquisa e livros e teses do acervo das
bibliotecas dos quatro campi. (Por Daniele Motta)


A programação é voltada também para os alunos do colégio Cruzeiro do Sul em Visitas Orientadas agendadas previamente para alunos da 3ª série do Ensino Médio. Quanto a estes, Zely diz que: "Como eles são alunos que estão praticamente saindo do colégio e vindo para a Universidade, é uma forma de mostrar para eles o que tem (no acervo) de diferente e trazê-los também para a biblioteca, apesar de não ter um material tão específico (para o Ensino Médio), é uma forma de trazer essa cultura para eles também."


Para Adriana Aparecida de Souza, aluna do 6º semestre do Curso de Artes Visuais e usuária da biblioteca Haddock Lobo, no campus São Miguel, desde 2009, ano em que iniciou sua graduação, "a biblioteca é bastante usada, mas pouco divulgada, tanto é que tem uma menina no meu curso, que no inicio do ano passado, tinha passado dois semestres sem nunca ter pisado na biblioteca, porque ela pega o material com o pessoal e tira cópia do material, o que é muito mais fácil do que ir á biblioteca.

Quanto ao conteúdo multimídia, Adriana afirma que "para quem faz artes, os vídeos são importantes porque você tem que visualizar o que você está fazendo. Acho que não faz diferença para quem faz Administração ou Direito, por exemplo. Mas para quem faz Artes ou Comunicação faz muita diferença." Quanto ao empréstimo do conteúdo multimídia, completa: "É ruim ficar só três dias. Eu acho que deveria ficar uma semana."

Para conferir a programação completada das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Universidade Cruzeiro do Sul, acesse o site: www.cruzeirodosul.edu.br.




0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011