Os E-Books prometem ocupar o lugar dos livros comuns em breve

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O impacto das novas tecnologias no universo editorial
Por Sheila Procópio
A internet trouxe a revolução nos processos de transferência de informação e de comunicação. Novas tecnologias existentes estabeleceram um novo padrão para a apresentação dos livros, os e-books, que estão transformando o modo de ler os livros no mundo inteiro.
E-book é uma abreviação do termo "Eletronic-book" e é utilizada para nomear o livro em formato digital, que pode ser baixado pela internet via download. A obra pode ser sido escrita em formato digital ou ter sido digitalizada após sua redação. Os dispositivos usados para a leitura, os e-readears, têm o tamanho semelhante a um livro tradicional, pesam pouco e a bateria pode durar até uma semana.
O livro digital tem vantagens como a portabilidade. Eles são facilmente transportados em disquetes, pen drives e cartões de memória. O seu valor é um grande atrativo, já que seu custo de produção e de entrega é inferior, podendo chegar nas mãos do leitor por um preço inferior ao de um livro impresso. Alguns títulos podem ser distribuídos gratuitamente.
A principal desvantagem da leitura digital certamente é a perda da sensação física do livro. Outro agravante seria que essa tecnologia pode trazer um sério problema para a saúde, pois a exposição à tela por longas horas traz prejuízos à visão.
Os livros digitais foram experimentados desde a criação dos computadores, mas sua explosão foi a partir dos anos 2000 com o lançamento do “Riding the Bullet”, do autor Stephen King, considerado o grande pioneiro do e-book. É um dos autores mais conhecido no mundo da literatura, mestre moderno do horror e do suspense.
O resultado: um congestionamento que tirou o servidor onde as páginas do livro estavam hospedadas.
No Brasil nos anos 2000 foi lançado pelo site submarino o livro “Miséria e Grandeza do Amor de Benedita”, de João Ubaldo Ribeiro,o qual vendeu nas três primeiras semanas, 4mil cópias.
Amantes dos livros impressos rejeitam a ideia dos livros digitais, principalmente quando se cogita a possibilidade dos impressos serem extintos. Conforme afirma Diego Albino, produtor audiovisual: “Temos que nos imergir para ler. O e-book é legal, facilita, mas não curto, no papel eu realmente entro no mundo do livro, que é a proposta. No e-book temos tantas distrações a nossa volta, inclusive no PC, que não há aquela fantasia. A linguagem digital é hipertextual, a do livro não é e talvez por isso a proposta do e-book não substitua o livro”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011