São Miguel Paulista ganha nova estação

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Obra tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2012

Por Paula Gonçalves


Obras já estão em andamento. (Foto por Karen Neves)
O bairro de São Miguel, localizado na Zona Leste de São Paulo irá ganhar uma nova estação da CPTM. A obra começou há mais de um ano e fica localizada a poucos metros da atual.  

Diferente do prédio existente, que não possui recursos de facilidade para o usuário como escada rolante ou rampas para deficientes, a futura estação será mais moderna e possibilitará maior acessibilidade e conforto.  Questão que foi ressaltada pelo usuário Alan de Lima Teixeira, auxiliar de rastreamento que afirma.
“O maior problema é que na estação antiga não tem acesso para deficientes físicos, nem elevador. O espaço é muito pequeno para ficar dentro da estação e quando chove molha todo mundo”
De acordo com a Assessoria de Imprensa da CPTM, a nova estação
contará com plataformas cobertas, escadas rolantes, elevadores, comunicação em Braille, corrimãos, rampas adequadas e também terá sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Estação atual está em boas condições, mas necessita
de melhorias (fotos Karen Neves)
Para o arquiteto Vinicius A. Metz, problemas como alagamento e desgaste das estações podem ser prevenidos já no período de construção. “Conservar o solo permeável para que a água da chuva penetre é a melhor opção. Construir diques e bombear a água é uma opção bem mais cara. A drenagem do terreno precisa ser pensada em um ângulo mais macro, analisar todo o bairro, senão vamos jogar o problema para o vizinho e não resolvê-lo”.  E acrescenta, “As estações são usadas por milhões de pessoas diariamente, o movimento intenso condiciona a escolha de materiais com grande durabilidade e menor manutenção. O material pode até se desgastar com o tempo, o atrito causado pelos sapatos, a poeira e a água, mas, não deve perder a aparência original. Recomenda-se usar pisos rígidos com boa resistência a e antiderrapantes, o concreto ou mármore.”

A futura estação faz parte da Linha 12 safira que vai do Brás à estação Calmon Viana em Poá e deve ficar pronta no primeiro semestre de 2012. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011