Cresce número de vagas temporárias para o final do ano

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dados divulgados no mês de outubro garantem grande volume de contratações nos shoppings, comércios e indústrias
Por Bruna Amorim, Bruna Sales e Roseane Costa
Cerca de 10% dos funcionarios temporarios sao efetivados
 ao fim de seu contrato (Banco de imagens)
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), serão abertas, até o final do ano, cerca de 150 mil vagas em todo o território nacional. A perspectiva aponta que pelo menos 30% dos empregados serão efetivados após o término do contrato.
A comerciante Irene da Conceição Pires pretende contratar, até o final de novembro, mais quatro funcionárias para completar a equipe que trabalha em seu bazar. Ela acredita que as estimativas de vendas  irão superar 2010. “Não senti ainda os efeitos da crise e estou otimista em relação ao faturamento de final de ano”, conta Irene que atualmente tem três vendedoras contratadas.
Para o economista e professor universitário Fernando Dalbão, a contratação dos profissionais para o fim de ano movimenta a economia de forma positiva. “O impacto destes novos postos de trabalho é muito positivo, uma vez que cerca de 10% destes profissionais temporários são contratados em definitivo pelas empresas. Além disso, geram aumento na renda familiar e consequentemente no consumo”.
A estudante Juliana Silva, 19 anos, moradora de São Miguel procurou o CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) que disponibiliza o preenchimento para diversas vagas. "Mesmo que seja temporário, é uma oportunidade para aumentar a renda de casa. Conheço amigas que começaram em empregos assim e estão neles até hoje", comenta Juliana.
Segundo o CAT, que seleciona cerca de mil temporários para o final de ano, os cargos mais divulgados pelas empresas para preenchimento imediato são de: auxiliares, ajudantes, vendedores, estoquistas, caixas, recepcionistas, embaladores e derivados. Em depoimento, Cezar Tegon, diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) afirma ser imprescindível a busca diária pelo emprego desejado. “Procurar emprego é como se fosse um emprego. Tem que procurar todos os dias”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011