Oportunidade X Oportunismo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Por Alexandre Hellis – consultor pedagógico da UP-Training Consultoria e Treinamento
Hoje, pela manhã, conversando com alguns alunos, percebi que não há o mínimo interesse na preparação ou qualificação profissional, mesmo com toda a expectativa criada em torno do crescimento do país nos últimos anos. Os jovens não estão antenados com as oportunidades que o mercado atual está apresentado, pelo contrário todos têm uma visão de que é possível dar um ‘jeitinho’ na hora certa para burlar algum processo seletivo e então, conseguir um bom emprego ou uma vaga em uma boa faculdade.
Bem, devo informar aos mesmo que em um mundo globalizado, empresas em países diferentes e até em continentes diferentes prestam serviços em alta competitividade umas para as outras, e, que no mundo todo, temos jovens talentosos se preparando para a próxima oportunidade.
Quando Steve Jobs infelizmente faleceu no início do mês passado, escutei muitas coisas dos meus alunos, inclusive que o mercado de grandes criações tecnológicas pararia de crescer, pois havia morrido o gênio das tais criações. O que eles não conseguem avaliar é que estamos em uma evolução desenfreada e que criamos não por necessidade, mas por vocação. Estamos programados para criar algo novo toda semana mesmo que nada novo precise ser criado. Com esse pensamento programado, o homem passou a ter como objetivo o sucesso a qualquer custo, não se preparando para aproveitar as oportunidades, mas, se preparando para ser um oportunista de destaque.
O filósofo português Agostinho da Silva disse: “O oportunismo é, porventura, a mais poderosa de todas as tentações; quem refletiu sobre um problema e lhe encontrou solução é levado a querer realizá-la, mesmo que para isso tenha de se afastar das mais rígidas regras morais.”
Acredito que as próximas criações tecnológicas da humanidade serão tão desnecessária como as que temos visto nos últimos anos e o mundo das coisas que controlam e rastreiam as pessoas terá grande sucesso em uma sociedade com a doença de oportunismo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011