A paixão pelo mundo televisivo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Por Efraim Caetano

Formada em jornalismo em 2008 pela Universidade Cruzeiro do Sul, Viviane Alves de Oliveira, 29 anos, é hoje redatora e produtora de programas ligados à saúde e gastronomia no CHEFTV, canal de gastronomia em São Paulo. Ela sempre esteve atenta ao mercado de trabalho e procurou vivenciar a profissão desde a graduação quando realizou estágios na TV Cruzeiro do Sul e na Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo. Viviane conta que sempre foi apaixonada pela escrita e seu objetivo, antes de iniciar o curso, era trabalhar na área impressa. Porém depois de vivenciar o mundo da televisão, ela se apaixonou.

Agência Radar Jornalístico - Como surgiu o desejo de cursar graduação em Jornalismo?
Viviane Alves: O desejo de cursar jornalismo surgiu pela paixão por escrever, sempre gostei de escrever.

ARJ - A família influenciou na escolha de sua carreira profissional?
VA: Não. Meus pais sempre me apoiaram em tudo e ficaram felizes por eu ter escolhido jornalismo, mas acredito que ficariam felizes se eu escolhesse qualquer outra carreira.

ARJ - Quando concluiu a graduação, a sua visão da área de atuação mudou de estudante para profissional?
VA: Finalizei o curso em 2008 e minha visão mudou um pouco sim, quando eu era estudante achava que assim que me formasse o mercado estaria de portas abertas para me receber, mas no início da carreira tive algumas dificuldades para encontrar o trabalho que sempre idealizei, contudo continuei procurando, correndo atrás e hoje dou muito valor ao meu emprego, pois sei que poucas pessoas têm a oportunidade de trabalhar com o que gostam.


ARJ - Antes de cursar jornalismo, qual área você mais desejava atuar nesta profissão?
VA: Eu queria muito trabalhar na área impressa.

ARJ - Após a graduação, sua visão sobre esta área de atuação mudou?
VA: Sim. Sem dúvida depois que estagiei na TV, meus conceitos mudaram, percebi que é possível fazer TV sem estar na frente das câmeras.

ARJ - Quais foram as dificuldades encontradas em ingressar no mercado de trabalho?
VA: Como me apaixonei por televisão, queria trabalhar nas grandes emissoras e não foi assim. Depois de procurar em alguns lugares, mandar currículos, achei a vaga que procurava, em um lugar não tão grande como Globo e Record, mas onde aprendi e aprendo muito.

ARJ - Neste cenário de um mercado de trabalho competitivo, como você lida com a concorrência?
VA: Não podemos desconsiderar a concorrência, mas confiar no seu trabalho, manter uma postura ética e ter bom relacionamento com as pessoas que trabalham com você ajuda muito.

ARJ - Você é contra ou a favor da exigência do diploma para exercer a profissão de Jornalismo?
VA: A favor.

ARJ - Por quais motivos?
VA: Porque a Universidade nos prepara para assumir a profissão que escolhemos. Porque eu e vocês não frequentamos as salas de aula à toa. Porque não é justo alguém tirar a sua vaga porque escreveu um bom texto.


ARJ - Quais suas expectativas e dicas para os futuros jornalistas?
VA: Eu espero que o mercado de trabalho receba os futuros jornalistas de portas abertas, que vocês não desistam na primeira dificuldade e que não tenham medo de errar e perguntar. A dica final é que o estudo não acaba na apresentação do TC (Trabalho de Curso). Depois disso, tem muito mais, façam cursos na área e de idiomas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011