Pequenos empreendedores apostam na oportunidade do Fundo Zona Leste Sustentável

domingo, 11 de dezembro de 2011

O resultado do edital sai em dezembro e contempla candidatos com apoio técnico e financeiro

Por Anselmo Duarte, Mirian Freitas, Thaís Saraiva                                                                
Revisão: Jennifer Muricy           
                   
Fundo Zona Leste Sustentável movimenta crescimento 
econômico no bairro de São Miguel Paulista. 
(Foto por Anselmo Duarte) 
Como adquirir verba de apoio e conhecimentos de gestão de negócios para desenvolver seu empreendimento na Zona Leste de São Paulo?
Desde 2010, o Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para seleção de micro e pequenos empreendimentos na Zona Leste da capital paulista. Os selecionados recebem apoio técnico, suporte financeiro e também ganham um financiamento de até R$ 25 mil.

A ideia é uma iniciativa de instituições que visam promover o desenvolvimento local sustentável na região. Entre elas destacam-se a Universidade Cruzeiro do Sul, Fundação Tide Setúbal, Subprefeitura de São Miguel Paulista, USP (Leste), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP), Instituto Votorantim, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP) e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Luiz Felipe Laurenço da Bell's Tapiocas:
“Hoje, temos muitos clientes fidelizados, e a
cada dia surgem novos.” (Acervo próprio)
“Trata-se de um instrumento de articulação institucional e de apoio técnico e financeiro a projetos locais de empreendedorismo. Sua grande importância reside no fato de apostar na potencialidade regional e na capacidade de integrar o trabalho de diversas instituições de apoio (subprefeitura, organizações sociais, empresas e universidades) que já operam na região, de forma a obter maior sinergia nessas ações”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável. Segundo Ligabue, um dos objetivos é propiciar um ambiente de negócios que permita a eles adquirir sustentabilidade e gerar oportunidades de trabalho e renda no território.
Os candidatos participaram de uma entrevista de qualificação e do programa de orientação para elaboração do Projeto.

Bruno Alves (camisa preta): "A expectativa
é cada vez mais prestar melhores serviços
de comunicação à nossa região" (Acervo próprio)
Luiz Felipe Laurenço proprietário da empresa ‘Bell's Tapiocas’, localizada no Mercadão Municipal de São Miguel, foi contemplado em 2010 e conta quais os resultados que está adquirindo: “As minhas expectativas foram superadas. Meu projeto ainda está sendo desenvolvido. Tenho alguns itens a solicitar, não porque o Fundo Sustentável tenha demorado ou atrasado. Na verdade, eu solicito os itens e a FUNDEP providencia a compra, pesquisa o melhor preço e fornecedor, dentre aqueles que eu mesmo indico. E nos envia dentro do prazo solicitado. É fantástico!”

Ligabue comenta um dos resultados do Fundo Zona Leste Sustentável: “Os projetos atendidos ampliaram suas receitas, diversificaram seu portfólio de produtos e aumentaram sua rentabilidade. Por exemplo: numa cooperativa de reciclagem, a hora paga ao cooperado aumentou em mais de 60%. Em um outro contemplado do setor de alimento, a receita mensal  ampliou em 30% sobre o valor ao início do projeto”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011