Alunos de faculdades particulares podem se inscrever no FIES

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Programa de financiamento estudantil permite parcelar valor da faculdade em até 6 anos

Por Aline Romero, Daniela Gomes e Mariana Anastácio

Tamires Bisbo cursa o 2º ano de
Odontologia (Daniela Gomes)
As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) estão abertas desde o início do ano no site do programa. O financiamento é concedido a alunos de cursos de graduação da rede particular, facilitando o acesso à faculdade. O FIES surgiu em 1999 e a partir de 2010, os juros caíram de 6,5% para 3,5% ao ano. O programa exige um aproveitamento acadêmico superior a 75% e o processo para a concessão do benefício é simples. “Depois de me cadastrar no site do FIES, eu só precisei entregar os documentos e assinar o contrato com o banco”, conta Tamires Bispo, 19, estudante do curso de Odontologia, na Universidade Cruzeiro do Sul. Tamires acredita que o FIES é o modo mais fácil de financiar a faculdade, pois oferece ao aluno uma carência de dois anos após a formação para começar a quitar a dívida. “Isso permite que você se estabilize na profissão antes de começar o pagamento”, diz. 

Vivianne Fernandes: parcela
varia de acordo com o valor
do curso (Daniela Gomes)
Vivianne Fernandes, 19, cursou Análise de Sistemas na Universidade Cruzeiro do Sul em 2011, beneficiada pelo FIES. Ainda no segundo semestre, acabou desistindo do curso. O pagamento da dívida não foi concluído, mas segundo ela as opções e os prazos são facilitados. “Depois do cancelamento, você tem até um ano e meio para começar a pagar. A dívida pode ser quitada em até 6 anos, e o preço da parcela varia de acordo com o valor do curso”, diz Vivianne, agora matriculada no curso de Redes de Computadores sem o financiamento, concedido apenas uma vez.

Segundo o site do programa, durante o curso o estudante pagará a cada três meses o valor máximo de R$ 50,00, referente aos juros. O mesmo continuará acontecendo nos primeiros 18 meses após a conclusão. Mais informações sobre o benefício e inscrições no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.




0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011