Literatura nos palcos auxilia o aprendizado

sexta-feira, 9 de março de 2012


Com adaptações das obras clássicas exigidas nos grandes vestibulares, companhias teatrais apostam em estudantes como público-alvo

Por Daniele Motta, Déborah Aranhos e Vitor Silveira


Nos últimos anos, o teatro literário vem ganhando força em São Paulo por atrair vestibulandos, facilitando a compreensão das obras clássicas e a didática em sala de aula.  Muitos estudantes optam e preferem assistir a uma peça a ler um livro e ainda afirmam que as peças teatrais ajudam a compreender as histórias e facilitam a memorização.
A literatura apresenta nos livros ou
nos teatros mostra emoção em seu
contexto (Vitor Silveira)

            Os grandes vestibulares do país exigem a leitura de obras clássicas para, a partir de tais, fazerem perguntas de múltipla escolha sobre o contexto social e a obra em si. O problema é que os jovens não estão acostumados com a linguagem dessas obras. “Esse é um problema novo. Há um tempo, quando o aluno chegava no 3º ano do Ensino Médio, estava mais preparado para essas obras. Hoje, ele tem mais contato com a TV e menos com a leitura da palavra. Então, há um choque entre as linguagens”, explica Kátia Pelicci Cembrone, 36, Mestre em Literatura.

            Por este motivo, é necessário encontrar saídas para facilitar a compreensão por parte dos alunos. O teatro é uma dessas alternativas. Ainda segundo Kátia, o teatro é uma forma de expressão completa. Conta com o recurso do áudio-visual, do gesto, da interpretação. 
Eloísa de Araujo: "O teatro
consegue de uma forma mais
descontraída e simples passar
as mensagens presentes nos
livros" (Daniele Motta)

            Para Eloisa de Araujo, 16, estudante, a vantagem da literatura nos palcos é a interatividade. “Quando se lê, sempre surge alguma dúvida. Porém, ao assistir a peça, essas dúvidas são esclarecidas. Principalmente  quando o público pode fazer perguntas aos atores e diretores.” 

            Um dos grupos que acredita e investe na literatura como forma de expressão teatral é o Grupo Ria, que surgiu em 1993 e desde o início já tinha uma proposta literária. “A grande preocupação do Grupo é justamente trazer pra o palco a fidelidade, pois a proposta é despertar o interesse do  jovem em se aproximar da obra original”, como conta José Paulo Rosa, 57, diretor do grupo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011