Programa oferece incentivo cultural em bairros subdesenvolvidos

segunda-feira, 5 de março de 2012


O projeto artístico promove atividades que vão de balé clássico à dança de rua


Por Efraim Caetano, Henrique Santiago e Samantha Henzel

Participantes ensaiam atrações
 no saguão da Fábrica
 (Samantha Henzel)
A Fábrica de Cultura, localizada no bairro Vila Curuçá, é pioneira na difusão da arte em bairros da capital paulista. O projeto criado pela Secretaria da Cultura tem como parceiros o Governo do Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Fernando Leite Moraes, 23, subgerente de promoção e articulação da Fábrica de Cultura, afirma que o objetivo do programa é tirar os jovens das ruas e das drogas e oferecer cultura a eles. “Os jovens participam dos eventos, mas também frequentam as oficinas de violão, de graffiti, audiovisual etc.”, diz. Segundo ele, a inserção de cultura nas instituições educacionais melhoraria o ensino em São Paulo. “A escola tem um padrão ultrapassado e é associada à prisão. Se houvesse investimentos em cultura, seria mais atrativo para o público jovem”, declara.

Grupo 4.0 apresenta número
musical na Fábrica de
Cultura (Samantha Henzel)
Os programas oferecidos pela Fábrica de Cultura têm beneficiado a população jovem. De acordo com Thiago Pereira Neves, 18, músico, a comunidade é carente e necessita de cultura para desvirtuar-se dos maus caminhos. “Antes eu vivia na rua e encontrei na Fábrica uma oportunidade de ter um futuro pela frente”. Em contrapartida, a pouca divulgação não atrai público para conhecer os programas culturais. De acordo com a diarista Creusineide Pereira Neves, 43, a gama cultural proporcionada pelo projeto tem pouca de divulgação.  “A maioria das pessoas do bairro não conhece o programa. Quem mora na (Avenida) Nordestina não sabe onde fica. Eles têm vontade de vir para cá, mas não conhecem o lugar”, comenta.

O programa inaugurou Fábricas no Itaim Paulista, em Sapopemba e a mais recente no Jardim São Luís (Zona Sul), no dia 11/02. A previsão do lançamento de mais cinco unidades da Fábrica Cultural (totalizando nove) é para o fim deste ano.

Informação:
Fábrica de Cultura – Vila Curuçá.
Endereço: Rua Pedra Dourada, nº 65
Telefone: (11) 2016-3316

Funcionamento: Aulas de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados há cursos livres, e aos domingos, atividade que incluem shows e espetáculos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011