Projeto “Bike Anjo” ensina pessoas a andarem de bicicleta pelas ruas de São Paulo

sexta-feira, 2 de março de 2012

 Voluntários promovem pedaladas e orientam ciclistas a percorrerem as vias da capital

Por Lucilene Oliveira, Suellen Grangeiro e Tamiris Gomes

O “Bike Anjo”, iniciativa nascida em dezembro de 2012, promove pedalas em grupo pelas ruas dos centro de São Paulo e oferece oficinas para crianças, jovens e adultos que queiram aprender a andar de bicicleta. O evento acontece todo último domingo do mês, a partir das 15h, na Praça Vegana, próximo à Avenida Paulista.

Voluntário Ian Thomaz Peuch
orienta ciclistas (Tamiris Gomes)
No dia 12/02, em parceria com o movimento “SP+C, por uma São Paulo mais criativa”, o “Bike Anjo” promoveu uma bicicletada em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, percorrendo um trajeto que passava pelos principais pontos da cidade de São Paulo, tais como a Biblioteca Mário de Andrade, Câmara Municipal de São Paulo, Catedral da Sé, entre outros.
Os ciclistas que participaram do encontro receberam orientações de como proceder durante o passeio. “Devemos sempre priorizar a nossa segurança”, afirma Ian Thomaz Peuch, um dos “bike anjos”.

Para Talita Molinero, 22, estudante, que nunca havia andado de bicicleta na rua da capital, essa foi uma experiência transformadora, pois se adquire um novo olhar, em um ângulo diferente do que é São Paulo. “Para mim foi fantástico. Eu quebrei um tabu. Confesso que eu cheguei com muito medo. Mas quando eu comecei a pedalar e entrei no clima com o grupo todo, me senti mais segura”, diz a estudante.

“Temos de respeitar o espaço dos demais veículos nas ruas. Nós somos mais vulneráveis a acidentes, portanto, respeitar as sinalizações de trânsito e pedalar todos juntos, em grupo, facilita o passeio e aumenta a visibilidade do grupo perante os demais veículos”, explica Lucas Foster, coordenador da bicicletada e idealizador do “SP+C”.

Grupo de ciclistas na
Praça da Sé (Tamiris Gomes)
Os “bike anjos” podem ser encontrados também na Grande São Paulo e em outras regiões do Estado, em Sorocaba, Mogi das Cruzes, Bauru, Osasco e muitos outras. Para ser um voluntário e se tornar um “bike anjo”, basta acessar o site do projeto www.bikeanjo.com.br e seguir as instruções.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011