Eleitores brasileiros de todas as idades temem a política brasileira

sábado, 28 de abril de 2012


Jovens entre 16 e 18 anos incompletos e idosos com mais de 70 anos têm o direito de não votar

Por Efraim Caetano, Henrique Santiago e Samantha Henzel


Aposentada vota em toda eleição
 mesmo sem obrigatoriedade
(Samantha Henzel)
            O voto, em âmbito nacional, levanta questões como sua obrigatoriedade e também a participação do brasileiro nas eleições. De acordo com Humberto Dantas, 36, cientista político, o voto é uma das principais portas de acesso à cidadania, mas a população, sobretudo a juventude, não se dá conta disso. “Os idosos votam, jovens votam menos. Maturidade e história explicam isso”, afirma. Dantas ainda argumenta que o interesse dos jovens em relação à política é pequeno. “Eles carregam potencial para isso, mas não são estimulados pela sociedade, acima de tudo pelos meios de comunicação”.
            De acordo com Maria Francisca Motta, assessora de comunicação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os dados do público jovem e idoso diferem-se. “O eleitorado acima de 70 anos é superior a dois milhões. O número de jovens tem permanecido estável. Hoje, são cerca de 320 mil eleitores com 16 e 17 anos”, afirma.
Adolescente de 16 anos
emitiu título de eleitor para
 votar (Arquivo Pessoal)
Entretanto, há jovens que se interessam pela política e representam o empenho dessa geração. Luiza Vilela, 16, estudante, emitiu o título de eleitor recentemente para exercer seu voto de cidadã. “A política brasileira me motiva para mudar o cenário de corrupção existente no país”, diz. Luiza acredita que o incentivo ao voto tem de acontecer nas escolas. “As crianças deveriam aprender que votar não é uma obrigação, mas sim uma forma de melhorar o país”, argumenta.
            A não obrigatoriedade ao voto do idoso não os impede de contribuir com o futuro do país. Celsina Soares, 75, aposentada, afirma que o voto é uma forma de cobrar trabalho dos políticos no futuro. “Nossas decisões podem mudar o país. Eu costumo dizer que faço a parte de quem não está preocupado com quem se senta no poder e na ordem do Brasil”, diz.
            As eleições municipais terão início em 07/10 e o segundo turno, apenas nos munícipios com mais de 200 mil eleitores, será realizado no dia 28/10.

1 comentários:

Areoci disse...

Estou com sessenta e oito anos e
não vejo a hora de ficar isento
de votar, pois com a sujeirada
que andam fazendo 99% dos nossos
politicos,não tem como acreditar
nos nossos candidatos politicos.

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011