Banco Cruzeiro do Sul é liquidado após decreto do Banco Central

sábado, 22 de setembro de 2012


Negociações com o Banco Santander fracassam e Banco Cruzeiro do Sul é liquidado pelo Banco Central(BC)

Por Thalita Monte Santo

Comprador teria que desembolsar
mais de R$ 700 milhões.
(Banco de Imagens)
Nesta última sexta feira, (14), em São Paulo, foi decretado pelo Banco Central a liquidação do Banco Cruzeiro do Sul após o fracasso das negociações para a venda da instituição ao Santander. O BC também decidiu pela liquidação do banco Prosper, que teve proposta de mudança de controle para o Cruzeiro do Sul rejeitado pela autoridade monetária.

O Banco Cruzeiro do Sul teve um rombo contábil de R$ 3,1 bilhões e está com patrimônio negativo. Por não ter nenhum comprador, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) recomendou a liquidação do banco, confirmada na manhã do mesmo dia pelo Banco Central.

A atitude tomada pode marcar a maior diminuição súbita bancária do país nos últimos sete anos. Para evitar liquidação, o FGC teria que encontrar um comprador e garantir  êxito nas negociações.

Uma das operações do Banco Cruzeiro do Sul afetada pela liquidação é o crédito consignado, que não motiva mais os grandes bancos a investirem em instituições menores. Bancos como Bradesco e Itaú estão exercendo essas operações com preços menores. Além do consignado, o banco também possui uma corretora e uma gestora de fundos.

A liquidação acontece justamente em um momento em que o governo está cobrando pela redução de custos de empréstimos, um dia antes do ocorrido, os papéis da instituição dispararam e subiram 24,5%, sinal de que o mercado acreditava em uma solução que não fosse a liquidação.

Segundo analistas, bancos de médio porte são os mais prejudicados, pois a pressão pela queda pesa sobre suas receitas e estimulam práticas de empréstimos mais arriscadas. 

Fontes: Estadão, Folha e Portal Revista Exame. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011