Estudo revela que significativa parcela de crianças desconhece fatores causadores de câncer

domingo, 23 de setembro de 2012


Pesquisadores fizeram uma análise e avaliaram que mais da metade dos entrevistados nada conhecem sobre o assunto
Por Dafne Mazaia
Pesquisa conclui que crianças
não sabem dos fatores de risco
para o câncer. (Banco de Imagens)
Uma pesquisa realizada no Reino Unido indica que grande parte das crianças não sabe o que provoca o câncer, um dos males mais conhecidos da humanidade. Os pesquisadores entrevistaram um grupo de 500 crianças, com a faixa etária de 9 a 16 anos.
O levantamento promovido pela organização Macmillan Cancer Support, situada no Reino Unido, revelou que as crianças desconhecem o que pode acarretar um câncer. Cerca de 4% delas acreditam que a doença é contagiosa, e  91% creem no ato de fumar como um dos fatores causadores da enfermidade.  Os pesquisadores também concluíram que mais da metade das crianças nada sabe sobre o tema. Uma em cada cinco delas não imagina o que significa possuir esta doença.
A entidade elaborou um livro intitulado de “Talking about Cancer" ("Falando sobre o câncer"), como intuito de levar a obra para os professores nas escolas, pois os dados, na opinião dos pesquisadores, demonstraram que o assunto merece mais destaque nas aulas. Para eles, o tema ainda é considerado um “tabu”, e gera polêmicas.
No Brasil, muitos concordam com os resultados obtidos pelos pesquisadores. Na visão de Eduardo Campos, morador da zona leste de São Paulo, nem seria necessário obter tais dados. “Isso é realidade, não é necessário fazer pesquisa. As crianças desconhecem as causas de várias doenças”, ele afirma.

Fontes: BBC, Portal Terra, Portal G1, Eduardo Campos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011