Folha de São Paulo define novo ranking para universidades brasileiras

domingo, 23 de setembro de 2012


Portal on-line apresenta método que permite classificar universidades conforme critérios que os internautas julgarem mais importantes

Por Dayane Melo

A Folha de São Paulo lançou neste mês o portal RUF (Ranking Universitário da Folha), um novo método de avaliação para as universidades brasileiras. O RUF avaliou 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades.

Na cidade de São Paulo, entre as instituições privadas avaliadas, a Universidade Mackenzie, a PUC e a Universidade Cruzeiro do Sul, ocupam nesta ordem os primeiros lugares. No quesito de citações de artigos científicos a Cruzeiro do Sul ficou em primeiro lugar.

Entre os benefícios do ranking, está o auxílio aos alunos do ensino médio na hora de escolher sua universidade. A estudante do 3º ano, Letícia Mendes afirmou, “Quero conquistar minha independência financeira, a graduação é fundamental, com certeza olho com mais atenção para as primeiras colocadas.”, declarou a jovem de 16 anos.
Para o Inep (Instituto do Ministério da Educação), responsável pelas avaliações, o RUF ajudará a melhorar o ensino superior no país. Dados como a qualidade da pesquisa e do ensino, a reputação no mercado de trabalho e a inovação nas instituições de ensino foram analisados.

No portal do RUF, os usuários podem criar seu próprio ranking, selecionando por estado e categoria. Também é possível definir o ranking a partir de seis classificações diferentes para os indicadores de pesquisa, ensino, mercado e inovação. Para Luiz Gustavo, empresário, 33 anos, “o bacana é que posso escolher o tipo de ranking que for mais importante para mim”, destacou. O endereço do portal é: http://ruf.folha.uol.com.br.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011