(Banco de Imagens) |
Artigo: Educação
A atual geração é carente de aulas dinâmicas baseadas em novas técnicas de didática, como as ancoradas em tecnologia e linguagem interativa. A escola ainda parece estar em preto e branco, porém seus alunos já são coloridos e em alta definição.
Tentar impor às crianças e adolescentes métodos didáticos ultrapassados é a melhor forma de esvaziar a sala de aula. O jovem do século XXI está acostumado com a informação rápida e dinâmica, conhecimento que adquiri em jogos, sites e no dia a dia. Não seria importante para os pais que a escola tomasse um papel menor na educação.
A inserção de tecnologia atrai o aluno e aumenta o interesse pela aula, entra em questão não só o uso dos computadores em atividades acadêmicas, mas também o auxílio de equipamentos móveis de última geração para que o jovem tenha contato com o mesmo e desperte a curiosidade de como funciona e como foi feito.
A dinâmica das aulas não depende só de tecnologia, para aproximar o aluno dos estudos, deve-se incluir o jovem dentro do conteúdo, incentivar a participação do mesmo durante as aulas, deixar de lado o método automático de ler textos e elaborar questões escritas. Trabalhos de apresentação e jogos didáticos são elementos essenciais dentro de um educandário.
As escolas concorrem com a rua pela atenção dos adolescentes e só irão conseguir ganhar preferência quando decifrarem a linguagem compatível com a atual geração. Caso o método de ensino continue tratando os jovens como robôs que copiam e gravam conhecimento, mais as salas de aula se esvaziarão e o Brasil continuará com uma educação defasada.
Por Dener Sabino
0 comentários:
Postar um comentário