Cai espera do visto americano para brasileiros

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Tempo de espera para agendamento de visto americano diminui após implantação dos CASVS

Por Anna Melo     


Agilidade na emissão de visto
 americano. (Banco de Imagens)
Após quatro meses que foi implantado os CASVS (Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto), o tempo médio de espera para a emissão de visto para os Estados Unidos caiu de dois meses para uma semana.
Anteriormente, para o agendamento da entrevista no consulado americano na capital paulista a espera era de dois a três meses e mais de quinze dias úteis para o processamento do visto. Atualmente, o cidadão já consegue entrar no site e agendar a entrevista para o próximo dia.

O Casv funciona como uma triagem, onde o requerente do visto tira foto, impressão digital, entrega o formulário de questões da internet preenchidas e pagar a taxa de US$ 160. Após esse procedimento, o candidato deverá comparecer ao consulado americano, onde a entrevista geralmente é agendada para o próximo dia. Em alguns casos de renovação de visto, há isenção da entrevista.

Em julho de 2012, as Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 81.737 vistos, um aumento de 24 % em relação ao mesmo período de 2011. Em São Paulo, mais de duas mil pessoas passam por dia por esses órgãos em busca do visto americano. A taxa de aprovação é de 95%.



O prejuízo ficou por parte do comercio local, pois a facilidade da emissão de vistos fez com que as extensas filas que se estendiam ao longo da rua Henri Dunant diminuíssem. Segundo os comerciantes locais, as vendas caíram pela metade.

Fontes: BBC, Estadão, Época Negócios.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011