TSE calcula que eleitor levará em média 40 segundos para votar

sábado, 6 de outubro de 2012


Eleição para os cargos de vereador e prefeito acontecerá no próximo domingo em 5.568 municípios em todo o Brasil

Por Erick Matos 

Eleitor votará primeiro no cargo
e vereador e por último em prefeito.
(Banco de Imagens)
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou no último dia 24 de Setembro que o tempo médio gasto para o eleitor votar será de 40 segundos. O resultado é baseado em informações coletadas em eleições anteriores. Foi considerado desde o momento que o eleitor se dirige a urna eletrônica até a confirmação do voto para o segundo cargo.

Nas eleições municipais de 2008, o TSE calculou que o eleitor levou 31 segundos em média para registrar seu voto. Já o tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos. O cálculo do tempo de atendimento considera duas etapas: o momento da digitação do número do título de eleitor pelo mesário e a confirmação do último voto por parte do eleitor.

A Justiça Eleitoral estimula que os eleitores levem a “cola” no dia da votação. O TSE colocou à disposição um modelo de cola que pode ser impresso e preenchido com os dados dos candidatos. Com esta ação, o TSE visa reduzir o tempo gasto pelo eleitor.

No próximo domingo, dia 7, o eleitor fará seu voto primeiro para vereador e em seguida ao cargo de prefeito. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, haverá segundo turno caso o candidato melhor colocado não obtiver mais de 50% dos votos válidos.  A data para o segundo turno está agendada para o dia 28 de outubro.

Fontes: Agência Brasil, Folha, Terra.



0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011