Indicados para o Prêmio Jabuti de 2012 são revelados

domingo, 7 de outubro de 2012


Autores como Lygia Fagundes Telles e Ferreira Gullar estão na lista divulgada

Por Dafne Mazaia

Os 10 finalistas de 29 categorias do Prêmio Jabuti – evento tradicional para o mercado editorial nacional– foram apresentados no dia 20 de setembro.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou uma apuração aberta ao público e apresentou as notas definidas pelos jurados para as dez melhores obras de cada uma das 29 modalidades. As principais estão divididas em: biografias; contos e crônicas; fotografia; ilustração; infantil; juvenil e reportagem.
Nomes como Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Ziraldo, Rubem Fonseca, Nuno Ramos, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, entre outros, estão entre os finalistas. Obras póstumas, como “Mano, a Noite Está Velha”, de Wilson Bueno, morto em 2010, também figuram entre os indicados.
Alguns jornalistas, como Fernando Morais (autor de “Corações Sujos”, obra que ganhou o Prêmio Jabuti como Livro do Ano de 2001 e agora terá sua versão em filme), Zuenir Ventura e Miriam Leitão, especialista em economia e política, também aparecem na lista, com seus livros-reportagem.
Os escolhidos passarão por uma nova análise e em 18 de outubro os vencedores serão revelados. A cerimônia de premiação será na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, em 28 de novembro. Neste dia, os dois melhores livros de Ficção e Não- Ficção serão apresentados ao público e seus autores ganharão 35 mil reais cada.
A lista completa dos finalistas está disponível no site oficial do Prêmio, em www.premiojabuti.com.br.
Fontes: Estadão, Saraiva, Portal Imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011