Melhorias na saúde é tema de debate em São Miguel

terça-feira, 12 de março de 2013


Demora em agendar um exame, falta de médicos e atendimento foram algunsdos assuntos abordados no evento

Por Talita Monte Santo


Moradores questionam a falta de médicos de plantão.
(Banco de Imagens)
Moradores do bairro se reuniram durante a audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, para debater problemas encontrados nos equipamentos dos postos de saúde da região.Os integrantes do movimento questionaramsobre a falta de médicos especializados, dificuldades em agendar exames, ambientes inadequados para o atendimento e descaso aos doentes mentais do Hospital Tide Setúbal.



Um dos pontos relatado na comissão foià falta de atenção voltada à saúde das mulheres que enfrentam dificuldades no atendimento dos postos, principalmente as mulheres gestantes. Além da falta de médicos obstetras existe ainda a demora em conseguir agendar um ultrassom. Márcia Cavalcante, gestante de seis meses e moradora do bairro hátrês anos disse que este descaso cansa os pacientes. “Tive que esperar horas para conseguir agendar meu ultrassom e isso cansa e irrita muito”.

Independente de horários, a fila para o atendimento nos postos do AMA conta com duas pessoas para recepcionar todos que chegam para as consultas, conta Iara Moraes de Lima.Ela acredita que isso não seja falta de atenção com os moradores, masadmitiujá ter passado pela situação de chegar ao posto e não encontrar médicos de plantão, “O médico faltou, o medico está atrasado, sempre assim”.

Após serem apresentadas as falhas para a vereadora Juliana Cardoso, presidente da comissão, foramlistados problemas como: falta de equipamentos, dentre eles, tomógrafo no Hospital Tide Setúbal; críticas pelas ausências do secretário da Saúde Januário Montone, da coordenadoria de saúde e de representante da Autarquia Hospitalar Municipal; falta de controle nos serviços prestados e ausência de controle no repasse de verbas das organizações sociais responsáveis por administrar unidades de saúde.


1 comentários:

André Lossio disse...

Os problemas de atendimento de saúde relatados são situações que se repetem há muito tempo. Não só na gestão atual. Lamentavelmente, este ciclo de descaso vem por conta do subestimar à inteligência do povo que mais necessita.
O sistema de saúde publica, onde revela falta de médicos, equipamentos e outros recursos, clareia-nos o disparate de qualidade com o sistema privado. O SUS - Sistema Único de Saúde - é considerado o melhor plano de saúde, mas isso no ponto de vista dos hospitais privados. Certamente é o melhor e mais rápido no repasse de verba para cobrir os custos hospitalares. O intrigante é saber que no País se paga duas vezes a conta. Para quem possui condições financeiras pagam-se impostos e plano de saúde particular.

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011