Pesquisa aponta desinteresse dos
jovens em se tornar professor
Por Fernanda Ruiz
Uma pesquisa
feita pela Fundação Carlos Chagas (FCC) realizada entre alunos de escolas
públicas e particulares do país mostra que somente 2% dos jovens brasileiros
querem ser professores. “A procura por professores é muito maior que a
demanda”, afirma a pedagoga Sonia Alencar.
Os
jovens pesquisados afirmam que reconhecem a importância dos professores, mas
não demonstram interesse por conta da profissão ser mal renumerada e
desvalorizada pela sociedade.
A
pesquisa também apontou que um terço dos jovens, cerca de 32%, já pensou em ser
professor. Porém, mudaram de ideia pela má remuneração (item citado por 40% dos
estudantes), a desvalorização social da profissão (mencionado por 17%), o
desinteresse e o desrespeito dos alunos (apontado por 17%), portanto
priorizaram outras graduações.
“O
salário não é atrativo, as condições de trabalho não são legais, principalmente
na rede pública, os professores não têm nenhum atrativo para nós, eu
particularmente não gostaria que meus filhos fossem professores”, conclui Sonia
Alencar. O Brasil já sofre com as consequências do desinteresse pela docência.
Uma estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) mostra que apenas no Ensino Médio
o déficit de professores chega a 710
mil.
“Hoje
em dia como a situação está extremamente ruim por conta da escassez de
professores, somente com a matrícula da faculdade e mais alguns documentos que
comprovem que você cursa licenciatura, é possível dar aula”, diz Elton
Figueredo, estudante e professor de História.
Alguns
alunos optam pela docência não porque querem, mas pela facilidade de ingressar
na faculdade. Os cursos de licenciatura são os que exigem menor nota e têm
menor concorrência para ingresso nas universidades.
Para
mudar essa realidade, a FCC junto com a Fundação
Victor Civita convidaram 17 especialistas de diversas áreas da Educação para
formularem propostas para tornar o curso mais atrativo, como oferecer salários
mais altos, melhorar as condiçoes de trabalho, resgatar o valor do professor na
sociedade, entre outras.
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