No Brasil apenas 2% dos jovens desejam ser professor

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Pesquisa aponta desinteresse dos jovens em se tornar professor

Por Fernanda Ruiz

Uma pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas (FCC) realizada entre alunos de escolas públicas e particulares do país mostra que somente 2% dos jovens brasileiros querem ser professores. “A procura por professores é muito maior que a demanda”, afirma a pedagoga Sonia Alencar.

Os jovens pesquisados afirmam que reconhecem a importância dos professores, mas não demonstram interesse por conta da profissão ser mal renumerada e desvalorizada pela sociedade.

A pesquisa também apontou que um terço dos jovens, cerca de 32%, já pensou em ser professor. Porém, mudaram de ideia pela má remuneração (item citado por 40% dos estudantes), a desvalorização social da profissão (mencionado por 17%), o desinteresse e o desrespeito dos alunos (apontado por 17%), portanto priorizaram outras graduações.
“O salário não é atrativo, as condições de trabalho não são legais, principalmente na rede pública, os professores não têm nenhum atrativo para nós, eu particularmente não gostaria que meus filhos fossem professores”, conclui Sonia Alencar. O Brasil já sofre com as consequências do desinteresse pela docência. Uma estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que apenas no Ensino Médio o déficit de professores chega a 710 mil.

“Hoje em dia como a situação está extremamente ruim por conta da escassez de professores, somente com a matrícula da faculdade e mais alguns documentos que comprovem que você cursa licenciatura, é possível dar aula”, diz Elton Figueredo, estudante e professor de História.
Alguns alunos optam pela docência não porque querem, mas pela facilidade de ingressar na faculdade. Os cursos de licenciatura são os que exigem menor nota e têm menor concorrência para ingresso nas universidades.

Para mudar essa realidade, a FCC junto com a Fundação Victor Civita  convidaram 17 especialistas de diversas áreas da Educação para formularem propostas para tornar o curso mais atrativo, como oferecer salários mais altos, melhorar as condiçoes de trabalho, resgatar o valor do professor na sociedade, entre outras.

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