Remédios para emagrecer entram na mira da Anvisa

quarta-feira, 10 de abril de 2013


Agência Nacional de Vigilância Sanitária nega liberar remédios para emagrecer


Por Cauana Moraes

Parlamentares querem que remédios para emagrecer sejam liberados com receita.
 (Banco de Imagens)
Parlamentares da Seguridade Social pretendem colocar em votação o projeto de Lei número 2431 de 2011 que proíbe certos medicamentos para emagrecer, alegando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não tem dados suficientes para comprovar que os medicamentos realmente sejam prejudiciais à saúde.

A negociação é em função da liberação desses medicamentos já que parlamentares desejam que eles sejam vendidos nas farmácias apenas com receita médica, assim como já acontece com os antibióticos. Em conversa com o endocrinologista André Xavier, o mesmo afirma que a medicação é importante na terapia multidisciplinar da obesidade, mas, não deve ser o único componente nesse tratamento que também necessita de atividade física e reeducação alimentar. Para estes medicamentos serem receitados, é indispensável uma boa avaliação clinica, já que eles possuem vários efeitos adversos, ainda mais se forem utilizados sem um controle médico. Eles podem causar efeitos cardiovasculares e até psíquicos.

Karina Souza utiliza remédios para emagrecer há cerca de 1 mês, e afirma que já reduziu três quilos. Para ela, foi receitado um remédio de fórmula manipulada, que contém entre outros componentes, óleo de coco, cartamo e jabuticaba. Ela diz que além do auxílio do medicamento, precisa se reeducar para não recuperar o peso perdido e ser vítima do dito ‘efeito sanfona’, muito comum para quem faz o uso de remédios sem acompanhamento médico adequado. Karina diz querer perder 8 quilos, porém “não em tempo recorde”.
A justiça pretende abrir uma nova seção em maio, para o Dr. André Xavier, o modo como esses medicamentos estão sendo tratados é equivocado, “Pois para toda regra exige uma exceção. Se forem respeitadas todas as normas médicas, não há problema algum na utilização desses remédios”.


Fonte: Folha de S. Paulo, Karina Esteves, Dr. André Xavier

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011