Atividade física vai além da competição

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A ausência de times universitários se deve ao desconhecimento da infraestrutura

Por Caroline Féria


Uma das quadras poli-esportivas da
Universidade Cruzeiro do Sul. (Divulgação)
Praticar esportes é o que muitos universitários querem ao ingressar nas instituições que escolhem, especialmente, os alunos de Educação Física. Na Universidade Cruzeiro do Sul não é diferente. O campus São Miguel, por exemplo, oferece infra-estrutura para a prática de esportes, porém é desconhecido por alguns alunos, fazendo com que haja a ausência de times esportivos na Universidade.

O complexo esportivo da Universidade Cruzeiro do Sul possui uma área de aproximadamente sete mil metros quadrados com ginásio poliesportivo, arquibancada de 700 lugares, piscina semi-olímpica aquecida e coberta, laboratórios para avaliação física, salas de ginástica, espaços para condicionamento físico e ginástico artística, vestiários, salas de aula e sala de professores.

 “O complexo da Universidade é recente e muitos acabam nem conhecendo porque ele está desagregado aqui do prédio.” Comentou Ivan Luiz dos Santos, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul.
Por esse motivo, o conhecimento é precário. Muitas vezes alunos de outras áreas, só ficam sabendo desse complexo esportivo, quando colegas que estudam em Educação Física comentam algo sobre o assunto. “Passei a ter conhecimento quando em um campeonato de sala me chamaram para participar”, disse André Luiz Silva Cavalcante, aluno de Publicidade e Propaganda da Universidade Cruzeiro do Sul.

A Cruzeiro do Sul possui programas vinculados ao complexo esportivo, voltados aos professores e alunos, especialmente aos de educação física. “Inicialmente nós restringimos a maior parte dos programas aos alunos da própria educação física e não para os demais alunos da universidade”, Relatou Ivan.

Muitas vezes a procura de esportes nas Universidades se deve a uma competição entre os alunos da própria sala. A Universidade pretende trabalhar a geração de praticantes do esporte e não incentivá-los a uma competição. “O que nós temos é conhecimento de atividade esportiva e a partir disso a idéia de trabalhar a atividade física através do esporte, mas não o esporte como competição”, explicou Ivan.
Para o aluno André Ama Martins da Nóbrega: “A faculdade poderia se concentrar em incentivar nós, alunos, proporcionando oportunidades de estágio, indicando os alunos de mais destaque para as vagas.”

O incentivo ao exercício físico faz-se necessário para conscientizar as pessoas de que a educação física não é apenas um jogo como o futebol, mas sim um benefício à saúde. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011