Sinais

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por Leandro Alves e Anderson Black

Introdução

A despeito de tantos diálogos informais já travados entre amigos, sem com isso perdermos a profundidade crítica das discussões, decidimos escrever este trabalho a fim de afirmar as idéias que se relevaram em alguns anos de debate entre nós. Precocemente, o texto já se mostra ousado por revelar pensamentos críticos - cremos, modestamente - por homens que não são acadêmicos, nem circulam em meios acadêmicos, mas, pelo contrário, encontram-se à margem da sociedade.

Parte I

Em uma de suas noites sonâmbulas, o Operário - antipático a 'teorias da conspiração' - vai ao bar para refletir sobre estranhos sinais do mundo que lhe inquietam o espírito. Na madrugada da periferia, em um beco cruzado vê aproximar-se um vulto amorfo. O homem, de expressão disforme, lhe pede fogo para acender o cigarro. É o 'velho' João Constino:

- Tá perdido, Operário?

- Talvez estejamos todos...

- Então tá tudo bem! Paga uma cachaça que a gente encontra o caminho.

- Puta que pariu! Querem me explorar de qualquer jeito?!

- Veja bem, vamos analisar. Se você não analisar ficará mais perdido que barata viciada em crack. Pense nisso: Vou te explorar mesmo! Sem dó! Foi assim que fui educado, como você também... E aí, o que é que você vai fazer para impedir que eu te explore? Enquanto vai pensando já vou pedir a cachaça!

'Oh Mané... Desce um velho!'

-Na verdade não é isso que me preocupa. Os 'grandes homens' exploram-nos de tal modo que há gente no mundo querendo voltar à escravatura. Além de chegarmos num estágio em que os oprimidos recorrem a se explorarem entre si - válvula de escape programada em nós para que não nos voltemos contra quem realmente nos expropria - há quem reclame o desejo reacionário de voltar os tempos acreditando, subjetivamente, que morrer no chicote é melhor do que na bala. O saudosismo também está programado, ou seja: "Olhem para trás, para o lado e para baixo! Nunca para frente!".
(João Constino dá um gole na cachaça.)
- Não entendi porra nenhuma. Estava olhando aquela tiazona boa, ali no balcão.

- Você vai prestar atenção ou não? Você, que tanto dizem ser o andarilho das trevas, que caminha entre os mortos e os vivos, para onde está olhando? Para trás, como a tradição lhe manda? Para baixo, como ordena a submissão? Ou para o lado, como rege o preconceito?

- Andarilho das trevas é coisa de personagem de quadrinhos. Não sou personagem, cara. E tu quer saber para onde estou olhando, né? Pois vou dizer: Estou olhando para você, e o que olho dá vontade de rir e chorar. Quer saber o porquê?

- Não é de assustar o que você diz. Para todas as expressões e ações que vejo nas ruas e nas fábricas sinto a mesma vontade de rir e chorar. Como também não é de assustar o que dizem sobre você, já que o mundo anda tão surreal que não conseguimos mais distinguir o que é ficção e o que não é. Mas, diga lá, o que vê em mim que tanto o aflige?

- Ora, ora... O que temos aqui? Já encontrei muito peão por aí na noitada. Gosto de beber minha pinguinha nos botecos onde rola uns 'forró'. Me sinto à vontade para beber, para olhar e uma coisa te digo: você é feio "pra cara%&*@" e não vou te paquerar nem "fud!@#$*"! Prefiro a tiazona no balcão! Mas, chega de merda e vamos ao que interessa. Vejo você e digo: no rosto, na superfície, vejo um cara de trinta e cinco anos, casado ou não, de origem negra, nordestina, branca, e sei lá mais o quê nesta suruba genética. Peão de fábrica mesmo. Mas, que coisa estranha... O que sai da boca desse peão não condiz com os outros peões que eu conheço. Você, olhando bem, não posso dizer o que é. Mas, posso tentar dizer o que vai se tornar.

'Mané, vai outra cachaça aí!'

- Muito bem, o dia está raiando. Quer comer algo?

- Deixa o dia raiar... Na verdade, o amanhecer pode ser a pior coisa que pode acontecer. A gente sempre espera que o sol inaugure o dia, mas, cara, de tudo que tá acontecendo, de toda essa insanidade, de gente esperando sem saber a morte e a desejando no horizonte ... Poderemos ver o surgimento de um sol que trará apenas a desgraça. É fod@!
       
(O Operário vira de uma vez todo o seu copo de cachaça).

- Mas, afinal, o que é a evolução humana? O que é a nossa história, senão o medo da morte? A curiosidade de se ser mortal e a esperança da imortalidade?! Sinto-me tão cansado que parece que já tive muitas vidas, que atravessei os séculos neste contraditório ciclo.

(Constino dá uma longa e estridente gargalhada, que aos poucos vai parando)

- Não fique bravo... Não tô rindo da sua cara. É apenas o seguinte: a evolução humana acontece, mas ela acontece fora dos olhos oficiais. O nosso medo de olhar é incapaz de acompanhar. Os dinossauros não imaginavam que aqueles bichinhos semelhantes a ratos iriam dominar a terra. Já reparou nas baratas, nos ratos e nas formigas. As vezes eu olho, e tento ser diferente dos dinossauros. "Vocês podem nos substituir, não tem problema. Estou cansado", digo a eles. Minha espécie talvez esteja cansada e deseja morrer. Somos ainda capazes de criar um horror tão potente que o horror fascista na Alemanha seria um passeio de criança. Todas as vidas que tu viveu talvez sejam apenas o treinamento para enfrentar esse possível horror.

Sem que tenham pedido algo, Mané serve mais uma dose de cachaça.

- Essa é por conta da casa!

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011