Os conflitos no oriente médio são marcados pela atuação da juventude

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Jovens árabes e muçulmanos  lutam contra a ditadura e o imperialismo


Por Elizabete Farias



Jovens reivindicam liberdade de expressão.
(Banco de imagens)
Os conflitos no Oriente Médio, iniciados em meados de fevereiro de 2011, no Egito, marcaram a revolução de árabes e muçulmanos nos países imperialistas que têm como forma de regime, a ditadura. Esse território, desde a Segunda Guerra Mundial, teve como intermediadora de paz, a ONU (Organização das Nações Unidas), sua função foi impedir que civis fossem atingidos em meio à guerrilha.

Segundo o professor da disciplina Mundo Contemporâneo, do curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul, Josué Makoto, “O  objetivo da ONU  sempre visar o bem estar do cidadão, a resolução foi criar uma zona de exclusão aérea. O espaço aéreo é controlado e os aviões antes de decolar têm que pedir autorização”, diz Makoto.

No último dia 27 de março, os Estados Unidos transferiram para OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) o controle da situação e algumas medidas foram tomadas como o bloqueio dos aeroportos, impedindo que os bombardeios atingissem civis. “O conflito transcende as dimensões regionais. O grande problema do Oriente Médio é o petróleo que possui. Os governos imperialistas lutarão para deter seu domínio, custe o que custar”, desabafa Samuel Naum Nauman, que possui familiares em Israel.

Com diferenças sociais, a centralização de riquezas nas mãos de poucos e condições de trabalho beirando a escravidão; os jovens muçulmanos e árabes vão em busca da liberdade e se manifestam nas ruas.  “A juventude tem seu idealismo, seguem alguns costumes e a religião ao extremo, se tornam radicais e se revoltam formando grupos e agindo. Eles estão cansados de ver seus pais e seus familiares sofrerem”, acrescenta Makoto.

Esses jovens são da primeira geração com acesso à internet, embora ainda haja censura da força militar às novas formas de comunicação online. “A Primavera Árabes é um movimento de massa,que nasceu e cresceu cerceada dos mais primórdios direitos: liberdade de expressão, os direitos civis ao sufrágio que representa a atividade política e a democracia”, alerta o Prof. Rodrigo Medina Zagni, especialista em Relações Internacionais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011