Jornalistas da ESPN Brasil falam sobre a profissão em geral

domingo, 29 de maio de 2011

O jornalismo esteve em pauta nesta sexta-feira (27), na palestra da Expo Ciee 2011, ministrada pelos profissionais do canal esportivo ESPN Brasil, João Palomino e Paulo Calçade.

Por Adriano Alves

A palestra com o tema “A formação de um jornalista” chamou a atenção de jovens estudantes do ensino médio e também dos que acabaram de ingressar no curso. Ambos destacaram que a profissão exige um grande comprometimento e exige muita paixão pela notícia. Palomino diz que o jornalismo vem mudando com o tempo e que a forma de escrever dos jornalistas de hoje é diferente de sua época. “Parece que hoje em dia os novos profissionais possuem preguiça de pesquisar e confirmar uma notícia. Se um torcedor for a uma rede social e escrever que viu um jogador bêbado na rua, muitas pessoas já vão fazendo matérias sem mesmo apurar a informação, quando na verdade, o jogador estava em casa com os filhos”, afirma.

Paulo Calçade defende que o estudante de jornalismo, seja de qual segmento for, precisa ter uma formação ampla, ler sobre tudo e estar antenado sobre todos os assuntos. “Em primeiro lugar, somos jornalistas. Nem sempre iremos trabalhar na área em queremos realmente atuar. A formação de um jornalista é uma, e a de quem gosta de esportes é outra. Eu dei aula para um jovem estudante de jornalismo e educação física na USP, chamado Gabriel Saraceni. Ele se formou em ambos os cursos. Hoje, ele é setorista do São Paulo Futebol Clube, no jornal Lance. Então, são cursos que dependem um do outro. Sei que ele é diferenciado por entender de coisas, que muitos jornalistas não sabem”, explica.

Palomino e Calçade dizem que é muito importante, para o estudante de jornalismo, estar sempre bem informado e escrever corretamente para conseguir um estágio com mais facilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011