Falta de assistência causa polêmica nos AMAs

domingo, 23 de outubro de 2011

Para uma qualidade de vida um pouco melhor, pacientes exigem novos recursos no atendimento aos postos da AMA
Por Jaqueline Bonfim
Revisão por Ingrid Campos
Pacientes esperam atendimento
na AMA. (Foto por Jaqueline Bonfim)
Moradores do bairro de Ermelino Matarazzo reclamam da falta de assistência no atendimento da AMA (Assistência Médica Ambulatorial). A falta de médicos, remédios e o atendimento são as maiores causas das reclamações.
“Esses problemas só acontecem aqui, mas se você for em outro bairro, por exemplo ali na Jaime Torres, o atendimento e as condições da AMA são melhores”, comenta a dona de casa Fátima Alves.
A AMA foi criado para atender as necessidades da população, e por isso que a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o atendimento médico de forma a dar preferência em áreas relacionadas a doenças crônico-degenerativas.
Desde sua criação, já foram entregues mais de 115 AMAs que funcionam em prédios anexados às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Buscando assim organizar e diminuir as filas de pacientes que apresentam casos de pequena gravidade nos Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
Com todo esse histórico os pacientes buscam saber o porquê de toda essa falta de assistência, o que está acontecendo que só em alguns postos têm recursos e outros localizados em regiões mais carentes não têm.
“Os que mais sofrem aqui são as crianças, os pediatras não tem paciência com elas. Cheguei aqui com minha filha queimando em febre, depois de horas esperando atendimento, o médico olhou e mandou voltar pra casa e tomar um ‘remedinho’ que passa. Que absurdo, tantos equipamentos para não usar, nem soro ele deu pra minha filha, isso é uma pouca vergonha”, diz indignada, a costureira Isabel Cristina.

À favor dos pacientes, a enfermeira Beatriz Batista complementa reclamações e diz que o atendimento deve ser padronizado, os especialistas devem ter caráter profissional e ética profissional.

Os responsáveis pela AMA não quiseram se manifestar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011