Governo de São Paulo cria programa para incentivar estudo na rede estadual

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Com mais 30 mil vagas e 400 cursos, programa visa se expandir no próximo ano

Por Adriano Alves e Mariana Barbosa

No fim do mês de setembro, o Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, anunciaram a abertura das inscrições para o Programa Rede Ensino Médio Técnico, em evento no Palácio dos Bandeirantes.  Com inscrições abertas até o dia 20 de outubro, o programa conta com 417 cursos, 58 especializações, inicialmente com 30 mil vagas distribuídas na capital paulista e em 91 municípios da Grande São Paulo e interior.

O aluno selecionado cursará o ensino médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública.
“O aluno cursará o ensino médio pelo horário da manhã e a tarde o ensino técnico. As inscrições estarão abertas em 91 municípios e concomitante mais de 30 mil vagas, aí com toda a rede privada que será nossa parceira”, explica Alckmin.
Com início das aulas do técnico já no mês de novembro, os cursos englobam diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre vários outros. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas.

A coordenadora do Programa, Lucia Lodi diz que para os estudantes do ensino médio, é a possibilidade de obter uma formação técnica, e com isso assegurar condições de ingressar no mundo do trabalho, bem como dar continuidade nos estudos se pretender cursar a universidade. O Governador do estado também afirma que o Programa é para estimular o aluno que terminou o 9º ano do ensino fundamental a não parar de estudar e ir para o ensino médio. “Ele vai sair melhor formado e vai atender o mercado, tendo o ensino médio, e já vai ser um técnico diplomado”, diz.
 
Para fevereiro de 2012, está previsto um novo edital de credenciamento, que possibilitará a oferta de mais 100 mil vagas. A expectativa é que as novas turmas possam iniciar os cursos já no começo do segundo semestre. Voorwald explica que no próximo ano, o programa chegará em outras áreas do Estado de São Paulo. “Um terço dos alunos da nossa rede de ensino médio terão até o final da gestão do governador Geraldo Alckmin. Nós estamos de 400 mil alunos, com certeza a maioria dos municípios serão contemplados. Nós limitamos municípios com 40 mil habitantes, a ideia é que haja expansão independente do numero. O importante é que haja na região uma escola que esteja habilitada de acordo com os critérios de qualidade que julgamos necessários”, completa.



0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011