Óculos de sol falsificados prejudicam a saúde

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cuidados com a saúde se fazem cada vez mais necessários e com a visão não poderia ser diferente.
Por Caroline Féria
Ambulantes colocam óculos de sol expostos
na rua para a comercialização. (Divulgação)
Os óculos de sol falsificados são fabricados e comercializados ilegalmente. Eles podem prejudicar a visão de quem os usa, causando danos oculares como: foto alergia que é a alergia à luz do sol e a outros tipos de luzes, ceratite que produz a inflamação na córnea e a catarata, que embaça a visão e leva a cegueira. Além de degenerar a retina, usar óculos falsos pode futuramente causar um tumor maligno.
“Usar óculos de sol indiscriminados causa baixa acuidade visual, através de lesões da região macular (região central da retina), que devido aos óculos sem protetores contra raios ultravioletas causam alguns problemas, como a degeneração macular”, relatou o oftalmologista Dr. Edmilson Mariano.
Antes de surgirem os problemas mais graves, a pessoa que utiliza óculos falsificados sente alguns sintomas como cansaço da visão, dor de cabeça e desconforto.
“No começo, não fazia diferença nenhuma eu usar óculos piratas, porém com o passar dos anos, fui percebendo que após usá-los por um período maior, sentia um pouco de ardência nas vistas e cada vez ia piorando mais. Posteriormente, vieram as dores de cabeça, foi então que decidi procurar um especialista oftalmologista. E, após várias perguntas, o médico disse para eu parar de usar esse tipo de óculos e fazer alguns testes, desde então melhorou muito minha visão”, comentou Rafael Barboza, assistente administrativo.
Para evitar problemas na visão, é importante que os óculos de sol tenham uma proteção contra raios ultravioletas. Ao se expor à luz, com as lentes escuras, a pupila se dilata, facilitando a entrada da claridade na visão.
Os óculos estão cada vez mais atraentes e os falsificados são mais acessíveis ao consumidor, que muitas vezes verifica que nas lojas os óculos custam mais caro do que nos camelôs.
“Eu comecei a usar óculos falsos quando eu tinha 16 anos, como eu não tinha condições de comprar óculos de marcas famosas, eu comprava as imitações que são vendidas na 25 de março”, disse Barboza.
 Os óculos, tanto de camelôs como de óticas, parecem ser iguais, porém há diferenças que são imperceptíveis, estas estão nas lentes que passam por processos diferenciados até chegar às óticas.
“O maior cuidado que existe na loja é na proteção da lente, que passa por um processo para proteger os olhos de raios ultravioletas. Em barraquinhas de camelôs, esse processo não existe, apenas há uma coloração escura que poderá prejudicar ainda mais a visão do cliente. Outro benefício que damos ao consumidor é o certificado de garantia”, alertou José Ferreira, funcionário de ótica.
Outro cuidado a ser tomado é com pessoas de olhos claros, que são mais sensíveis às doenças e têm mais facilidade na entrada da luz pelo globo ocular.
“A tendência de problemas visuais em pessoas com olhos claros é maior, isso se chama fotofobia. As pessoas de olhos claros recebem mais intensidade de raios de sol, de iluminação na área ocular, ou seja, filtra mais claridade”, explicou o Dr. Mariano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011