Escola de flanelinhas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012




Editorial: Educação

Após quatro anos de manifestações, a população da zona leste de São Paulo conseguiu a compra do terreno para a implantação da Universidade Federal da Zona Leste. O MEC, Ministério da Educação, providenciará a instalação da Universidade no bairro de Itaquera. Apesar da conquista do povo da ZL, é fácil prever que a maioria dos moradores do bairro não está preparada para ingressar em uma Universidade Federal que de acordo com o governo é “de todos”. Já está ficando normal para nós brasileiros nos acostumarmos com um ensino público medíocre e ineficiente e na região mais populosa de São Paulo não seria diferente.

O pouco investimento na educação faz com que nossos alunos saiam do ensino médio público sem condições de prestar um vestibular em uma Universidade Federal. Não há sequer competição com alunos que vieram de escolas particulares, ou alunos ricos que passaram por cursos preparatórios. O Brasil é um dos países que mais cresceu economicamente nos últimos anos, e talvez por ignorar o conhecimento, não aprendeu que para um país se tornar potência mundial é imprescindível um forte investimento na educação.

Já que o foco é a Zona Leste, é preciso incentivo e projetos que façam os moradores da região conseguirem espaço em meio a estudantes das classes A e B. Uma maneira de obter essa igualdade é a distribuição de cotas para os mais pobres e cursos preparatórios gratuitos. As obras da UFZL já vão começar, e o governo junto à prefeitura tem pouco tempo para agir, até porque se tudo continuar como está o único benefício que a Universidade trará para o bairro será o de mais empregos para os flanelinhas da região. 

Por Gustavo Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011