“O Rapa Está Chegando!”

terça-feira, 4 de setembro de 2012



Editorial: Economia

Em toda a grande São Paulo foi executado mapeamento e vistoria para a retirada de comerciantes ilegais. Além disso, foram criados projetos para avaliações minuciosas que atingiram toda a cidade, o que não foi diferente no centro comercial de São Miguel Paulista na Zona Leste da capital. A legalização de alguns camelôs se deu de maneira desfavorável para muitos, apenas beneficiando quem tinha mais tempo de comércio ou idade avançada, excluindo a maioria das pessoas que trabalham em prol do sustento para suas casas.  

Quanto mais barracas na região, maior o movimento de pessoas e consequentemente, ocorre um aumento na busca por lojas e preços menores criando novos empregos e oportunidades. Os clientes das barracas também são clientes das lojas e consumidores das lanchonetes e estacionamentos da região. Um fato leva a outro e inegavelmente a presença dos comerciantes informais foi defendida pela população.

A possibilidade de se pechinchar, possuir mais opções e ter acesso rápido a variedades de produtos são os grandes atrativos para a clientela das barracas. Muitos comerciantes ambulantes na região de São Miguel já possuíam clientes antigos e fieis.

O grande movimento de pessoas no comércio ambulante estimula a criação de lojas e outros comércios. E mesmo que o boato de que “o rapa está chegando” passe de boca em boca, os clientes sabem que no dia seguinte as barracas estarão ali novamente para alegria dos clientes. 

Por Heila Lima

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011