Ted é um milagre ou pesadelo de natal?

terça-feira, 25 de setembro de 2012


Ted estreou dia 21 de setembro nos cinemas brasileiros. (Divulgação)

Crítica: Filme

Quando o telespectador pensa que já viu de tudo, se depara com um filme em que o ator principal é um urso de pelúcia. Isso mesmo, aqueles fascinantes brinquedos que enfeitam, são fofinhos, apaixonantes e não falam. Mas na animação Ted esta imagem muda completamente, já que ele é totalmente o oposto do habitual, boca suja, sensação da mulherada, engraçado, e ainda consegue mesmo assim, ser apaixonante.

Quando criança, John Bennett (Mark Wahlberg) é sozinho, sem amigos e vive infeliz por isso. Em uma manhã de Natal, seus pais dão um brinquedo simples, um ursinho de pelúcia adorável, com o nome de Ted. John e Ted se tornam grandes amigos, e o menino faz um pedido de natal inusitado, ele gostaria que o seu ursinho de pelúcia criasse vida e se tornasse seu amigo de verdade. Por incrível que pareça ou apenas um grande milagre de natal, o brinquedo ganha vida e a partir deste momento, nasce uma amizade muito estranha, porém verdadeira. Ao passar dos anos, os dois continuam amigos e passam a ser totalmente irresponsáveis, vivem fumando maconha, assistindo televisão, falando palavrões e bebendo várias cervejas. Ambos ainda ganham uma companhia, Lori (Mila Kunis), namorada de John há quatro anos, que não aceita que o namorado com 35 anos ainda seja amigo de um urso, falte no serviço para ficar com ele e ainda por cima, coloque a amizade com Ted sempre à frente de tudo e todos. Os três entram em grande conflito, até que John tem que escolher entre o amor e uma grande amizade.

Um filme surpreendente e que consegue contagiar o público, mesmo sendo uma grande adaptação de contos de fadas impossível de acontecer. Ted consegue mesmo sendo tão errado, cativar os telespectadores em momentos de grande comédia e ao mesmo tempo, consegue emocionar. Não é a toa que é atualmente a maior bilheteria nos Estados Unidos e Canadá.

O diretor do filme Seth MacFarlane estreia sua visão cinematográfica muito bem, diante de muitos trabalhos bem sucedidos como roteirista. Aliás, o mais bem pago. Além de ser o criador de Uma Família da Pesada, grande sucesso nos EUA, colaborou com a criação de Ace Ventura e Jhonny Bravo. Percebe-se então, que MacFarlane tem grande visão para o humor e conseguiu passar isso para as telonas.

O filme conta também com uma ajuda especial da computação gráfica para dar vida ao urso Ted. Na maioria das vezes quem dá vida ao bichinho é o próprio MacFarlane com um sistema que permita o computador de copiar esta simulação realística dos gestos e empresta sua voz para dublar o urso.

Assistindo ao filme, além do elenco estar bem entrosado e os atores conseguirem mostrar isso, o público passa a acreditar que é possível um ursinho de pelúcia fazer parte do nosso dia a dia. Não apelando para cenas fortes, o filme usa e abusa de assuntos que fazem parte do cotidiano, se acabam de rir naquele humor incorreto, mas que deixa o telespectador encantado.  A ideia do filme é ousada e surpreendente, mas mostra que a imaginação cria situações aparentemente inaceitáveis, que dão certo e que podem realmente valer a pena.

Por Déborah Aranhos

Lançamento no Brasil: 21/09/2012
Direção: Seth MacFarlane
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Paramount e Universal


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011