AVC é uma das principais causas de internações em São Paulo

domingo, 7 de outubro de 2012


Médicos alertam que em caso de acidente vascular cerebral o atendimento deve ser feito rapidamente

Por Vinicius Barboza

(Banco de Imagens)
O levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de internações nos hospitais públicos do Estado de São Paulo. Em 2010, 38,9 mil pessoas foram atendidas, e 21,2 mil morreram vítimas da doença. No ano seguinte, foram 39 mil internações feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os sintomas podem variar de um embaçamento visual, dor de cabeça, até alteração na fala e nos movimentos. Os médicos alertam que o atendimento ao paciente precisa ser rápido e quem estiver por perto não deve esperar o serviço de emergência. Se a pessoa estiver inconsciente é importante transmitir informações corretas ao resgate.

Entre os fatores de risco que podem levar ao AVC estão a idade avançada, pressão alta, tabagismo, colesterol elevado, diabetes, arritmia ou problemas com as válvulas cardíacas, histórico familiar de derrames e reincidência. Um dos sintomas mais perceptíveis aos olhos dos leigos é a perda de movimentos de um lado do corpo e do rosto. Os especialistas atentam ainda que se o tratamento não for adequado, as sequelas podem ser definitivas.

Fontes: Agência Brasil, Folha e Brasil Diário.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011