Administradora prefere funcionários acima dos 40

segunda-feira, 12 de novembro de 2012



Por Gustavo Oliveira

Ter mais de 40 anos não significa ter dificuldade para voltar ao mercado de trabalho. As contratações de pessoas maduras aumentaram nos últimos anos e as empresas se mostram satisfeitas com o desempenho desses profissionais.  Marisa Silva,48, administradora de uma empresa de embalagens da capital afirma que tem preferência por pessoas com mais experiência. Hoje, Marisa ocupa um cargo de extrema importância para a empresa, porém ela também já esteve no grupo dos “sem experiência”:

“Tenho quase 50 anos e posso afirmar mais do que ninguém o quanto o tempo é bom para o acúmulo de experiência e conhecimento. Há 20 anos eu estava em casa cuidando dos filhos e não me imaginava trabalhando e coordenando uma empresa como hoje, porém o tempo passa e a gente adquire mais responsabilidade. Não foi fácil conseguir um emprego aos 29 anos sem nunca ter trabalhado formalmente, porém comecei por baixo, aos poucos fui mostrando minha capacidade e hoje eu que tenho o dever de escolher os funcionários que trabalharão comigo e sempre opto pelos mais experientes.

Cada ano de trabalho que tive me fez ser mais completa e mais segura naquilo que faço e acho que ainda tenho muito a evoluir até minha aposentadoria. Isso já esta se tornando tendência entre as empresas. É claro que é preciso dar oportunidades à juventude, nossa empresa, por exemplo, tem um grupo só formado por jovens, porém o líder do grupo é uma pessoa com mais de 45 anos. Sinceramente eu não confiaria em um representante ou líder de departamento com menos de 30 anos, são raras as exceções onde encontram pessoas dessa idade que tenham tamanha responsabilidade, eu, aos 30, era bem menos responsável que hoje.”

Marisa é um exemplo claro de que a experiência é benéfica para a formação de um profissional capacitado, porém vale lembrar que é necessário sempre oferecer oportunidades para os mais jovens. Até os mais experientes já foram inexperientes um dia. O ideal mesmo é uma mescla entre todas as faixas etárias para que todos troquem experiências juntos e também valorizem os profissionais que mesmo acima dos 40 ainda podem render produtividade à empresa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011