Ayres Britto pode sair do STF sem deixar voto

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Ayres Britto se aposenta em novembro ao completar 70 anos e pode sair sem deixar penas do mensalão por escrito


Por Tayná Mendes 



Presidente do STF pode se aposentar sem
 julgamento ter terminado. (Banco de Imagens)
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ayres Britto deixará a Corte no dia 14 de novembro e ainda tem dúvida se colocará as sugestões de penas por escrito.  A conclusão do processo do mensalão no STF deverá ocorrer depois da aposentadoria do presidente.
O ministro Joaquim Barbosa assumirá seu lugar. Ayres Britto, porém, tem se mostrado desconfortável com a hipótese de não participar dos debates finais do julgamento.


Desde o dia 23 de outubro, a fixação das penas provoca polêmica. Os ministros não conseguem chegar a um critério objetivo para as punições, o que deixa o julgamento imprevisível.
Essa situação é o principal empecilho para que Ayres Britto deixe seu voto por escrito, pois um exemplo das limitações das penas fixadas com antecedência é o caso do ex-ministro Cezar Peluso. No início do julgamento do mensalão, ele logo se aposentou e deixou por escrito somente parte das condenações. Seu voto frequentemente foi esquecido pelos colegas por não se encaixar em nenhuma corrente majoritária. O voto acabou sendo isolado, sem possibilidade de ser alterado. É esse tipo de situação que Ayres Britto quer evitar.


Fontes: Portal Terra; IG; Folha de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011