Cresce a pulverização do poder nas maiores cidades do Brasil

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sobe e desce de partidos movimenta a política brasileira


Por Cauana Moraes



Número cresceu em relação a quatro anos atrás.
(Banco de Imagens)
O número de partidos que administram as 85 cidades do país subiu de 11 para 16 em relação ao ano de 2008. Onze municípios estão nas mãos de partidos estreantes e alguns terão que administrar regiões com cerca de 200.000 mil eleitores.
O DEM (Democratas), que foi afetado pela criação do PSD (Partido Social Democrático), se recuperou e conquistou 5 prefeituras do G-85, dentre eles, Salvador, o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, o que deixou para trás São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.


O PSB (Partido Socialista Brasileiro) dobrou sua participação no G-85 e conquistou mais 6 cidades, com um total de 11 e agora administrará 7,7 milhões de eleitores, de forma a ser a segunda legenda do país em eleitorado sob sua gestão nesse clube.
Apesar da derrota em São Paulo, o PSDB (Partido Da Social Democracia Brasileira) aumentou de 9 para 15 cidades, da qual concentram 36% do eleitorado e controlarão 6,3 milhões de pessoas, o que era antes 3,3 milhões.
O PT (Partido dos Trabalhadores) tinha 22 prefeituras e são agora 16 no G-85, porém continua líder em partidos em números de cidades e eleitorado. Serão 15,2 milhões de cidadãos sob sua gestão.
O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro,) que elegeu 3 prefeitos na penúltima eleição, foi o único que deixou esse grupo.


Fontes: Jornal Floripa; Folha de S. Paulo; Portal Senado

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011