Câmara aprova projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Texto segue para sansão da presidenta Dilma, contra a vontade dos Estados produtores


Por Dayane Melo


royalties do petróleo. (Banco de Imagens) 
A Câmara dos Deputados em Brasília aprovou o projeto de lei que redistribui os Royalties (recursos provenientes de exploração) do Petróleo entre as cidades brasileiras. O projeto segue para a Casa Civil, onde a Presidenta Dilma Rousseff tem até o dia 30 de novembro para sancioná-lo.
Estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, não aprovam a nova proposta, e pedem o veto da presidenta. Segundo eles, a mudança terá grande impacto em sua economia. Diferente da regra atual, que concentra a destinação dos recursos nas regiões produtoras, o projeto determina que a divisão dos recursos recebidos pela exploração do petróleo seja feita de forma igual entre estados produtores e não produtores.
Na redistribuição dos royalties a união, que recebe atualmente 30%, vai receber 20% a partir do ano que vem. Os estados produtores de petróleo passam de 26% para 20%. E os não produtores, de 7% para 21%, chegando a 27% em 2020.
A principal mudança é no caixa dos municípios. Os que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties vão receber 15% no ano que vem e 4% em 2020. Já os municípios não produtores vão passar de 1,75% para 21% e vão ficar com 27% dos royalties em 2020.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011