Estudo aponta novo antibiótico para cura de bactérias resistentes

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Remédios desafiam a ciência em busca de novas tecnologias que impedem a infecção de microrganismos



Por Danilsa Iracema 


Pesquisa auxiliará na criação de remédios mais eficazes contra infecções.
(Banco de Imagens)
Uma pesquisa conduzida por cientistas do Centro Médico e da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu um novo tipo de antibiótico que pode tratar infecções causadas por uma bactéria denominada Acinetobacter baumannii.
Estas infecções são resistentes a medicamentos e atingem com mais frequência os pacientes em caso de internamento, principalmente aqueles com feridas abertas ou que dependem de aparelhos e cateteres para sobreviver.
Caso não seja combatida, a infecção pode contagiar as correntes sanguíneas e causar danos maiores.
O estudo foi feito por meio de um teste em ratos de laboratórios e teve como descoberta a possibilidade de ao invés de estes medicamentos matarem os micro-organismos, eles bloquearam as substancias tóxicas contidas neles, evitando ataques de inflamação.
Os resultados obtidos mostraram que bloqueando a síntese da endotoxina com uma pequena molécula, chamada LpxC-1, impede que estes camundongos fiquem doentes. A molécula apenas desliga a produção da endotoxina e impede o organismo de soltar a resposta inflamatória que pode causar morte em pacientes gravemente doentes. O que os antibióticos tradicionais não seriam capazes de fazer.


Fontes: Veja, G1 

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011