Caos no Metrô de São Paulo irrita usuários que sofrem todos os dias


Metrô de São Paulo recebe novos usuários a cada dia. Já são mais de 3 milhões de pessoas que se locomovem pelo principal meio de transporte público da capital


Por Barbara Negri
Passageiros esperando para  embarcar na estação da Sé.
(Por Barbar Negri)


Em São Paulo, mais de 3 milhões de pessoas utilizam o transporte público para se locomover todos os dias para o centro da capital. Mesmo com a integração da linha amarela com o metrô, em setembro de 2011, as pessoas continuam desconfortáveis. Em cada percurso um problema específico. Na ida para o centro, entre 6h e 10h, os passageiros reclamam da lentidão dos trens. Já na volta para o bairro, entre 17h e 20h, a reclamação é taxativa: muita gente querendo embarcar nas principais estações de acesso. Essas principais estações são: Sé, Anhangabaú, Barra Funda e Paraíso. “Essas quatro estações chegam a receber em média 60% do volume de usuários do metrô de São Paulo” – diz Mário Colari, coordenador da CCO, Centro de Controle Operacional do Metrô.  Colari diz que o esquema de funcionamento do metrô está se adequando aos poucos. “Com o aumento da demanda, o metrô busca alternativas para reduzir o tempo de espera e atrasos na circulação, porém, isso não é feito de um dia para o outro”, completa.

Nós já estamos cansados de lutar todos os dias com outros passageiros para conseguir embarcar nas estações”, desabafa Eleneide Soares, empregada doméstica que vai da Guilhermina-Esperança, linha 3 – Vermelha, para a estação Jabaquara, linha 1 – Azul, todos os dias. Eleneide conta que é mais cansativo andar de transporte público do que o trabalho em si, e para conciliar o horário de entrada no trabalho, sai 40 minutos mais cedo de casa.

Raul Maciel, guarda do metrô e auxiliar de embarque da estação Corinthians-Itaquera comenta que “as pessoas estão cansadas de encarar a realidade do transporte público e procuram em nós, funcionários, alguma resposta para quando virá a solução desse problema”. Maciel afirma que o problema não está apenas na superlotação do transporte, mas a falta de consciência de algumas pessoas também afeta a normalidade do sistema. “Já aconteceu diversas vezes acidentes irresponsáveis como objetos que caem na via. Quando isso ocorre a recomendação é sempre retirar o objeto e isso implica não só em parar os próximos trens, mas em atrasar todo o andamento de circulação”. Mário Colari afirma que esses atrasos são responsáveis por quase metade da lentidão dos trens de São Paulo.


Ler Mais

Planeta Terra 2011 agita São Paulo com boa música e público animado


Com recorde de ingressos vendidos, o Festival recebeu mais de 20 mil pessoas no Playcenter para assistir The Strokes e outras bandas convidadas

Por Barbara Negri

Desde o começo do ano, milhares de fãs enlouquecidos pela banda britânica The Strokes aguardavam ansiosos pela grande apresentação no Planeta Terra, no dia 06 de novembro. Com o recorde de venda de ingressos, que se esgotaram em menos de 14 horas, o Festival recebeu 15 bandas, além de garantir a animação com os 14 brinquedos do Playcenter que funcionaram ao longo do dia.

O público da quinta edição do Festival se divertiu com os shows de bandas como o Groove Armada, Interpol, Toro y Moi, White Lies e Bombay Bicycle Club. Durante as 11 horas do evento, as bandas se dividiram em dois grandes palcos, o Sonora Main Stage e o Claro Indie Stage. “A ideia de ter mais de um palco no Planeta Terra é para otimizar o tempo de montagem de equipamento e passagem de som. Assim que um show acaba, outro começa no segundo palco”, comenta Juan Toroni, auxiliar de palco do Festival.

Público presente no Festival Planeta Terra
2011 no Playcenter. (Por Barbara Negri)
A grande novidade do Planeta Terra permitiu que os fãs, que não conseguiram ir até o evento, pudessem assistir aos shows com a transmissão em HD (High Definition - Alta Definição) pelo portal Terra, com três canais simultâneos mostrando o que acontecia nos dois palcos e nos bastidores.

The Strokes
Muitos fãs vieram para São Paulo especialmente para assistir a banda The Strokes. “Os 20 mil ingressos disponíveis para o Festival se esgotaram em horas”, comenta Mariana Camargo, coordenadora do Festival, sobre a euforia do público em assistir a banda que tem em seu elenco um brasileiro, o baterista Fabrizio Moretti.

Elaine Santos, fã da banda, conta que conseguiu o ingresso de última hora para o show. “Um amigo me ligou oferecendo um ingresso. Amei estar no Planeta Terra desse ano. O Strokes é uma banda muito querida aqui no Brasil. Também achei incrível o show do Interpol, que acompanho há muito tempo e que é muito raro vir para cá”, diz.

Todo ano o Planeta Terra traz convidados aclamados pelo público, em 2010 foi a vez do Smashing Pumpkins agitar a legião de fãs. “Nós procuramos trazer convidados que, realmente, são esperados pelo público. Isso faz com que a festa continue sempre ousada e surpreendente a cada nova edição”, finaliza Mariana.


Ler Mais

A facilidade de comprar produtos com um clique


Novos formatos de compras online têm popularizado a internet e oferecido aos consumidores a oportunidade de comprar sem sair de casa


Por Barbara Negri

Comprar pela internet é contar com a praticidade e a comodidade de adquirir produtos sem ir até ele, a empresa se encarrega de levá-lo até você. Esse conceito de compra e venda tem se espalhado pela web e cada vez mais cresce o número de empresas que se tornam e-commerce, ou seja, comércio eletrônico. Mas além do e-commerce, a internet passa a oferecer um novo formato de sites para empresas e profissionais com o e-service, uma opção de busca por serviços e produtos e o apontamento de fornecedores próprios e hábeis a atender.
Fernando Canuto, CEO do site e-service
bougue, em seu escritório na Avenida
Paulista. (Por Barbara Negri)

Após longa pesquisa em sites de busca, o CEO da bougue – site e-service –, Fernando Canuto, identificou um déficit no atendimento imediato de empresas que oferecem o serviço que o usuário busca incansavelmente. “As pessoas utilizam os buscadores, mas têm que correr atrás do atendimento, informar o que precisam e muitas vezes é em vão. Ficam frustrados e abandonam a internet que pode ser uma grande aliada na contratação de serviços”, afirma Canuto.

Nova oportunidade de fechar negócios em um clique.
Fernando lançou em setembro o site e-service bougue no qual oferece aos usuários a facilidade de encontrar o que eles precisam, sem inúmeras pesquisas a serem realizadas pelos buscadores. No bougue, o cliente informa as especificações de serviço que deseja, como, por exemplo, hotel para cachorro. A empresa cadastrada no site recebe o pedido e gera um orçamento. Ao receber o orçamento o cliente analisa a proposta e fecha negócio na plataforma do site.

O site e-service é uma porta de entrada para o pequeno empreendedor que não possui um canal online com os seus clientes” – diz Alexandre Figueira, redator freelancer que aumentou sua renda em 40% após se cadastrar no site bougue. Para Figueira a oportunidade de fechar negócio é muito maior do que simplesmente lançar um site com o seu portfólio na rede. “É quase impossível mensurar a quantidade de websites espalhados pela internet, e se o seu site não estiver, pelo menos, nas três primeiras páginas dos principais buscadores, você nunca será encontrado”, destaca.

Para Sérgio Antunes, usuário do bougue, “os sites e-service surgem para preencher uma lacuna da internet, já que reúne em um único ambiente a procura e a negociação que antes era feita somente depois de muitas pesquisas”.

Com um setor que movimenta mais de 51% do PIB nacional, segundo o IBGE, a proposta do novo formato do site pretende atingir mais de 100 mil usuários até o segundo semestre de 2012 e cerca de 15 mil empresas e profissionais cadastrados.



Ler Mais

Exercícios físicos leves prometem melhora contínua na saúde


Com precaução, a corrida diária pode se tornar uma grande aliada na prevenção de doenças

Por Barbara Negri

“Tenho mais disposição depois que comecei a caminhar”
diz Maria dos Prazeres. Corrida Esperança no dia 14 de 
agosto de 2011. (Por Barbara Negri)


A saúde está completamente ligada a boa alimentação e prática de exercícios físicos, mas, como garantir a boa forma sem precisar se matricular em uma academia de ginástica? Pesquisas apontam que caminhar ou correr são algumas das melhores atividades físicas que homens e mulheres de qualquer idade podem praticar. Além de reduzir peso, os benefícios são inúmeros, como prevenção de doenças, melhor disposição e condicionamento físico.

Correr é um dos principais exercícios aeróbicos, pois movimenta o corpo inteiro, além de não exigir equipamentos especiais”, afirma Camila Carvalho, fisioterapeuta do Hospital Santa Isabel. Camila diz que a corrida pode queimar de 500 a 800 calorias por hora e ainda conta com a vantagem de ser um dos exercícios mais fáceis de fazer. “Ninguém precisa ter aulas sobre como praticar a corrida ou a caminhada, basta adotar precauções básicas como o acompanhamento médico e utilizar tênis adequados”, completa.

De acordo com o médico desportivo Oswaldo Limeira, quando a pessoa se alimenta bem e pratica esportes com frequência cria uma resistência cada vez maior contra doenças. “Com pelo menos 45 minutos de caminhada, cinco vezes por semana e durante 15 semanas, já é possível notar a diferença de peso e resistência em contrair infecções”, diz Limeira.

Maria dos Prazeres, 57 anos, adotou a caminhada depois que parou de fumar. “Fumei durante 25 anos e, quando parei, decidi fazer exercícios. Porém, as academias são caras e pouco atrativas para mulheres da minha idade, por isso preferi fazer caminhadas leves”. Maria conta que perdeu quatro quilos desde que iniciou as atividades, cerca de oito meses atrás. Os benefícios vão além da perda de peso, Maria diz que hoje em dia tem mais disposição para realizar tarefas simples em casa e consegue dormir muito melhor. “Hoje consigo abaixar sem reclamar de dores nas costas, e devo isso a caminhada diária. Até corrida profissional tenho participado, isso tem me ajudado muito”, fala sobre a Corrida Esperança que participou em agosto desse ano.




Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011