Subprefeitura de São Mateus reforma córrego em estado de alerta



Riacho dos Machados recebe nova barreira de contenção após erosão causada pelas chuvas 

Por Dener Sabino, Gisele Moniz e Heila Lima

 O córrego Riacho dos Machados passa por obras e reconstrução da barreira de contenção no trecho da Avenida Engenho Novo, esquina com as ruas Ijaci e Boa Família, em São Mateus. As medidas foram tomadas devido às chuvas que provocaram deslizamento nas margens.

Após fortes chuvas margens do
córrego cedem (Heila Lima)
 De acordo com José Antonio Fernandes, engenheiro da obra, foram realizadas vistorias para avaliar a gravidade das erosões e afundamento da encosta.  Alguns moradores corriam o risco de perderem suas casas. Segundo o engenheiro, aproximadamente 400 metros serão refeitos por uma equipe de 12 funcionários com o auxilio de uma escavadeira de esteira e uma retroescavadeira, além de três caminhões.
 
 José Pires, 63 anos, morador da região informa que após o deslizamento as condições eram ruins e estavam provocando afundamentos no asfalto. “Se a prefeitura não tivesse tomado providencias iria estourar tudo” alertou o morador.
 
 Para Catarina Moraes, assessora da Subprefeitura de São Mateus, além de segurança, a obra também traz benefícios estéticos para a região e preservação na qualidade de vida dos moradores. “Calçadas bem preservadas asseguram a mobilidade dos munícipes”, destaca a assessora.

Funcionários trabalham para
entregar a obra no prazo (Heila Lima)






 A entrega da obra está prevista para 15 de março de 2012, se não houver imprevistos, informa Fernandes. Mais informações sobre reestruturação das margens e instalações do córrego podem ser encontradas na página da Subprefeitura de São Mateus, no site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br).
Ler Mais

Corredor morre em linha de chegada de maratona em Hong Kong


Um corredor de 26 anos faleceu na linha de chegada de uma maratona em Hong Kong, no último domingo (5). Identificado apenas pelo sobrenome, Lau caiu no chão ao cruzar a linha de chegada dos 21 quilômetros da prova. O nome do atleta foi omitido pelas autoridades locais. O atleta chegou a ser socorrido por outros competidores e levado ao hospital, mas não resistiu.
Fontes: Folha. de S.Paulo, Globo Esporte e UOL Esporte

Ler Mais

Subprefeitura promove Reforma de Calçada na Praça Mater Dei


A Subprefeitura de São Mateus está promovendo a reforma na calçada da praça Mater Dei, Av. Luiz Pires de Minas, aproximadamente na altura 715, Pq. Centenário. O local também possui um ponto de ônibus muito utilizado por moradores, a reforma já está beneficiando moradores e pedestres que passam diariamente pela região. O termino das obras foi realizado no dia 13 de Fevereiro de 2012.


Ler Mais

Governo holandês oferece bolsas de estudo pra brasileiros

Estão abertas as inscrições para o programa “The Netherlands Fellowship Programmes”, que oferece bolsas de estudo para brasileiros na Holanda. Ao todo são 60 opções de cursos de curta duração, mestrado e doutorado. Alguns pré-requisitos são exigidos dos candidatos, como estar trabalhando e recebendo o apoio da empresa e ter inglês fluente. O candidato que não estiver trabalhando pode conseguir outras bolsas nas universidade holandesas.  Saiba mais: http://www.nesobrazil.org/nfp2012

Fontes: R7.com; O globo. 


Ler Mais

Governo projeta alternativa on-line para SAC


O projeto chamado de Conexão 0800 trará ao consumidor a alternativa de usufruir de produtos das empresas sem pagar pela conexão para tal. Isso se aplica a pessoas que não têm plano de internet no celular ou têm um dispositivo com plano limitado. As empresas arcariam com os custos da conexão para seus clientes, como acontece com o 0800 no telefone, e a intenção é criar um domínio utilizando dígitos, o 0800.br.

Fontes: Folha, Brasil Econômico e Telesintese

Ler Mais

Aumenta o índice de sobrevivências das MPE no Brasil


Sobrevivencia das empresas reflete
 bom momento financeiro
do Brasil (Banco de Imagens)

Estudo realizado pelo SEBRAE aponta que 73% das micro e pequenas empresas do país conseguem superar a crise dos dois primeiros anos de atuação. Segundo a agência, os microempresários estão se preparando melhor para iniciar a caminhada. Com um melhor planejamento, educação, persistência e inovação, os novos empreendedores conseguem passar pelo tumultuado início do negócio quando a inexperiência, aliada à precipitação, acaba findando uma ideia promissora.  O índice apontado no levantamento do SEBRAE deixa o Brasil à frente de gigantes do primeiro mundo, como Espanha, com 69%, e Itália, com 68%.


Fontes: G1; SEBRAE
Ler Mais

Teatro da Zona Leste recebe a “Banda Mais Bonita da Cidade”


O ingresso para assistir ao
show é gratuito (Banco de Imagens)

Conhecida em todo o país após postar na internet o videoclipe de “Oração”, música composta por Leo Fressato, a “Banda Mais Bonita da Cidade” é formada por integrantes de Curitiba (PR). O grupo fará apresentação no teatro Zanoni Ferrite, na Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo. Com entrada gratuita, o show será realizado em 23 de fevereiro, às 20h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com até uma hora de antecedência. O teatro está localizado na Avenida Renata, 163.

Fontes: Secretaria Municipal de Cultura, Vírgula, Veja
Ler Mais

Classe C economiza comprando no “atacarejo”


Nesses estabelecimentos, o consumidor pode comprar no varejo e pagar pelo preço do atacado

Por Cristiano Hurtado, Estefano Perez, Gustavo Oliveira e JoazNunues

Com o aumento do consumo e a inflação em alta no Brasil, o brasileiro tem trocado os supermercados varejistas pelos “atacarejos”, lojas de atacado que também vendem no varejo. Esse segmento não é novidade. Ele surgiu por volta dos anos 2000, mas nos últimoscinco anos vem se destacando e crescendo constantemente.  A nova classe C, vendo sua renda aumentar, decidiu aderir a essa prática e consegue economizar muito em suas compras.


A dona de casa Teresa Maria
sempre esta atrás de uma boa oferta
 (Gustavo Oliveira)
O número mínimo de produtos, para ter preço de atacado, tem diminuído e o consumidor está mais econômico no que se refere às compras. “Eu sempre pesquiso bastante antes de fazer as compras. Tem hora que a gente acha o mesmo produto em outro mercado com o preço bem mais baixo,” explica a dona de casa Teresa Maria, 42, que tem cinco filhos e encontra no “atacarejo” uma forma econômica de abastecer a dispensa. “Lá em casa tem muita gente e no atacadista a gente compra tudo o que precisa e paga bem menos do que se fosse comprar no mercado normal”.

A diferença de preço dos atacadistas 
obra no bolso do consumidor 
(Gustavo Oliveira)
A analista de marketing da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Rúbia Ferreira, 31, entende que esse aumento da popularidade dos atacadões beneficia principalmente o comprador. “Vejo de forma muito positiva esse tipo de venda direta ao consumidor, pois há uma maior competitividade no mercado onde o grande vencedor será o consumidor”. Ela também entende que o poder aquisitivo e o avanço cultural do brasileiro influenciam. “O aumento do salário mínimo e os programas sociais do governo federal proporcionaram a uma grande parte dos brasileiros o acesso à informação, produtos e serviços que não possuíam anteriormente, aumentando, assim, o consumo de suas famílias. Acredito que esse fator foi decisivo para essa mudança no perfil dos consumidores brasileiros”.

É possível economizar até 50% em alguns produtos comprados nos “atacarejos”. Uma pesquisa feita no dia 11 deste mês mostra até quanto o consumidor pode economizar nos produtos básicos do cotidiano. Veja a lista abaixo:

PRODUTO
Atacarejo*
Varejista**
Economia de:
Farinha de trigo 1kg
1,56
1,93
23,8%
Açúcar 1kg
1,93
2,55
32.4%
Arroz tipo1 5kg
8,09
7,99
-1,2%
Refrigerante 2 litros
3,89
3,99
2,5%
Feijão 1kg
4,89
5,73
17,6%
Sabão em pó
6,03
6,18
2,5%
Creme Dental
1,25
1,99
59,2%
Macarrão tipo 8
1,75
1,59
-9,3%
Café 500gr
5,15
6,79
31,8%
*Pesquisa realizada em atacadista na região de Itaquera no dia 11/02
**Pesquisa realizada em supermercado na região da Penha no dia 11/02



Ler Mais

Eleonora Menicucci afirma que aborto é questão de saúde pública


Ministra afirma que a
medida evita o falecimento
 de mulheres (Banco de Imagens)

A nova ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres compara o aborto com drogas, dengue e HIV, e acredita que não pode haver uma discussão de cunho ideológico. A ministra, que é professora titular de saúde pública na Unifesp (Unidade Federal de São Paulo), substituirá, no próximo dia 10 de fevereiro, Irany Lopes, que deixa o cargo para se candidatar à prefeitura de Vitória (ES).

Fontes: O Globo, G1 
Ler Mais

Jogadora de vôlei eleita melhor do mundo no Mundial de 90 volta às quadras




Assim como a jogadora brasileira
Fernanda Venturi, Irina Kirillova
se rende ao prazer de voltar a jogar
vôlei (Banco de Imagens)
A atleta Irina Kirillova, campeã olímpica em 1988, anuncia que voltará a jogar no auge de seus 46 anos. Seu treinador nessa temporada será o mesmo que a dirigiu nas Olimpíadas de Seul. A levantadora que deixou as quadras na temporada 2009/2010 irá defender o time Russo Uralochka, retornando à rotina de jogos esse ano, após treinar a seleção feminina da Croácia no ano de 2011.



Fontes: Folha.com, Uol Esporte, melhordovolei.com

Ler Mais

Fuvest divulga primeira chamada do vestibular 2012



A lista dos aprovados na primeira chamada do vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo - USP e a Santa Casa, está disponível desde o último dia 3 no site da instituição. A matrícula dos aprovados deve ser realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro. Este ano, o exame selecionou mais de 10.900 alunos. A Fuvest libera as listas de segunda e terceira chamadas nos dias 14 e 18 de fevereiro, respectivamente. Mais informações sobre a matrícula e consulta da lista de aprovados no site: http://www.fuvest.br/. 

Fontes: Fuvest, O Estado de S. Paulo, G1. 

Ler Mais

Alunos de faculdades particulares podem se inscrever no FIES


Programa de financiamento estudantil permite parcelar valor da faculdade em até 6 anos

Por Aline Romero, Daniela Gomes e Mariana Anastácio

Tamires Bisbo cursa o 2º ano de
Odontologia (Daniela Gomes)
As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) estão abertas desde o início do ano no site do programa. O financiamento é concedido a alunos de cursos de graduação da rede particular, facilitando o acesso à faculdade. O FIES surgiu em 1999 e a partir de 2010, os juros caíram de 6,5% para 3,5% ao ano. O programa exige um aproveitamento acadêmico superior a 75% e o processo para a concessão do benefício é simples. “Depois de me cadastrar no site do FIES, eu só precisei entregar os documentos e assinar o contrato com o banco”, conta Tamires Bispo, 19, estudante do curso de Odontologia, na Universidade Cruzeiro do Sul. Tamires acredita que o FIES é o modo mais fácil de financiar a faculdade, pois oferece ao aluno uma carência de dois anos após a formação para começar a quitar a dívida. “Isso permite que você se estabilize na profissão antes de começar o pagamento”, diz. 

Vivianne Fernandes: parcela
varia de acordo com o valor
do curso (Daniela Gomes)
Vivianne Fernandes, 19, cursou Análise de Sistemas na Universidade Cruzeiro do Sul em 2011, beneficiada pelo FIES. Ainda no segundo semestre, acabou desistindo do curso. O pagamento da dívida não foi concluído, mas segundo ela as opções e os prazos são facilitados. “Depois do cancelamento, você tem até um ano e meio para começar a pagar. A dívida pode ser quitada em até 6 anos, e o preço da parcela varia de acordo com o valor do curso”, diz Vivianne, agora matriculada no curso de Redes de Computadores sem o financiamento, concedido apenas uma vez.

Segundo o site do programa, durante o curso o estudante pagará a cada três meses o valor máximo de R$ 50,00, referente aos juros. O mesmo continuará acontecendo nos primeiros 18 meses após a conclusão. Mais informações sobre o benefício e inscrições no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.




Ler Mais

Toda distribuição e venda de sacolinhas plásticas é ilegal

Segundo o Procon-SP, os mercados podem vender apenas sacolas retornáveis com ao menos um modelo a R$ 0,59

Por Daniele Motta, Déborah Aranhos e Vitor Silveira


O acordo instituído entre a Associação dos Mercados e a Prefeitura de São Paulo, que entrou em vigor no dia 25 de janeiro, proíbe a distribuição de sacolas plásticas gratuitas, mas, segundo Carlos Coscarelli, assessor-chefe do Procon-SP, a venda também é proibida. “Dentro de 60 dias, se não tiver outra forma, eles podem distribuir essas sacolas plásticas. Mas têm que incentivar a compra das sacolas retornáveis”, diz ele.


Há pelo menos 20 anos esta é uma rotina na vida dos brasileiros, por isso a dificuldade de adaptação. "As sacolas plásticas foram trazidas para a cultura do consumidor e nos anos 80 os mercados começaram a distribuir. Como ela tem uma facilidade, logo se incorporou no dia a dia do consumidor. A ideia agora é retirá-la do mercado”, explica Coscarelli.


Os mercados estão estocando
caixas de papelão para auxiliar
o cliente na hora da compra
(foto por Déborah Aranhos)

Para Francisco de Assis Alves Passos, gerente de um supermercado da Zona Leste, há pontos negativos no acordo. "Os clientes reclamam muito e isso não é bom. Alguns até deixam a compra no caixa por não ter a sacolinha e achar que a caixa de papelão é anti-higiênica. Tem mais gente irritada do que apoiando a causa”, conta Passos.


Por outro lado, há também o abuso de alguns mercados. “Fui ao mercado e a moça me cobrou cinco centavos pela sacolinha com a marca do mercado”, denuncia Maria Emilia Motta Reis, 54, aposentada.


Em casos de abuso, o consumidor deve denunciar o estabelecimento ao Procon-SP. “O consumidor tem que pedir a sacola gratuita. Caso não cedam e ele já tenha feito as compras, ele pode obter a sacola e depois denunciar ao Procon para recuperar o dinheiro. É importante denunciar para que haja fiscalização. A partir da denúncia, nós instauramos processos e o mercado é autuado com uma multa que vai de R$ 400,00 a R$ 6.000.000,00, dependendo do tamanho do estabelecimento”, ainda segundo Coscarelli.


"As caixas são uma boa
alternativa apenas para quem
tem carro"
(foto por Daniele Motta)
Já Fátima Salvador, 44, coordenadora de logística, afirma que a lei é válida, mas não efetiva. "Todos usam plástico. Deveria haver alternativas para evitar esse tipo de consumo. A maioria dos mercados está vendendo as sacolinhas a 20 centavos e não tem fiscalização, por isso não concordo."

Além das sacolas retornáveis, os mercados dão alternativas como caixas de papelão e entrega a domicílio, além de o consumidor poder usar seu carrinho de feira.


Ler Mais

Itaú Unibanco bate recorde histórico em 2011


O banco lucrou mais do que o
esperado e bateu recorde
(Gustavo Oliveira)

O banco Itaú Unibanco apresentou na ultima terça-feira (07) o registro de 14,62 bilhões em lucros no ano de 2011. Segundo a consultoria Economatica, esse é o maior lucro registrado por um banco brasileiro em toda história. Em relação a 2010, o banco cresceu 9,7%, e foi o segundo banco que mais lucrou no ano passado, ficando atrás apenas do Bradesco, que obteve um crescimento de 10,1%. Os 
gráficos também mostraram que a carteira de crédito                                        do banco cresceu 19,1% em 2011, e a taxa de inadimplência se manteve estável, crescendo apenas 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.



Fonte: G1, Jornal da Tarde, Rádio CBN





Ler Mais

Trens e metrôs ficaram mais caros a partir de domingo


Com reajuste, valor do Bilhete Único
Integrado Comum passou de R$ 4,49
para R$ 4,65 (Déborah Aranhos)

A partir do dia 12 de fevereiro, as tarifas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) e do Metrô da cidade de São Paulo ficaram mais caras. Os reajustes foram necessários devido aos gastos com eletricidade, manutenção de equipamentos e aumento dos salários de funcionários. O aumento foi de R$ 0,10 e a passagem passou de R$ 2,90 para R$ 3,00. Houve também um aumento da tarifa nos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Ainda não foi divulgado pela Prefeitura de São Paulo ou pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos se haverá aumento nas tarifas dos ônibus da capital no ano de 2012.

Fontes: G1, Metro News, Folha de SP



Ler Mais

Festival de cinema independente ocorre em São Paulo no meio do ano


Festival de cinema busca
resgatar a cultura existente
na Zona Leste da capital
(Banco de Imagens)
O Festival de Cinema da Zona Leste de São Paulo ganha versão itinerante e passará por outros bairros da região.  Em sua segunda edição, o evento realizado pelo SP Leste em Movimento, além de ganhar um novo formato, terá como principal novidade o balcão onde todo produtor terá a oportunidade de entregar pessoalmente seu material cinematográfico. A apresentação acontecerá em julho deste ano e incluirá os bairros de Sapopemba, Vila Curuçá e Itaim Paulista. O evento será apresentado nas Fábricas de Cultura dessas regiões.

Fonte: Cine Leste

Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011