Entrevista exclusiva com o jornalista Adriano Henrique


Por Alessandra Freires


Adriano ainda tem um sonho: fazer a cobertura da Copa do Mundo

Inteligente, bonito e super-profissional, Adriano Henrique já era convicto de que seria jornalista, desde criança.O sonho que surgiu pela vontade de estar mais próximo do futebol, depois de muitas tentativas e perseverança, hoje se concretizou. Adriano Henrique trabalha no site da Rede Jovem Pan FM e aspira fazer a cobertura de um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo.



Agência Radar Jornalístico: Poderia nos falar dos motivos que o levaram a escolher Jornalismo?

Adriano Henrique: Desde criança eu achava que seria jornalista. Apesar da comunicação ainda não ser o meu forte por conta da timidez, sempre admirei o que os repórteres faziam, principalmente por conta do futebol. Como seria difícil ser jogador, acho que acabei arrumando essa segunda paixão para quem sabe um dia, poder estar próximo do esporte.

ARJ: Como foi sua trajetória profissional ates de chegar ao seu cargo atual?

Adriano Henrique: Eu comecei estagiando no jornal Folha Dirigida, uma publicação semanal sobre concursos públicos. Lá eu precisava fazer matérias para o impresso e o site. O desafio era bom, correr atrás do prefeito, governador e secretários, além de participar de coletivas de imprensa, me deu muita bagagem para a carreira profissional e acadêmica, já que é muito mais fácil você aprender na prática. Depois fui contratado pela Jovem Pan, onde cuido do site da FM. No começo eu produzia apenas as matérias e fotografava os convidados do Pânico. Após a minha efetivação, ganhei a responsabilidade de ser o responsável por todo o site. Agora edito o áudio dos programas, faço matérias, atualizo paradas musicais e promoções. Dei muita sorte até aqui.

ARJ: E hoje como é trabalhar no site da Rede Jovem Pan FM?

Adriano Henrique: Trabalhar no Site da FM da Pan é algo bem tranquilo e gratificante. Apesar de eu sentir falta de estar na rua, aqui eu posso me dedicar a trabalhos “free lancers”. O ambiente é super agradável, além de eu ter preferência caso deseje me candidatar para vagas na redação da AM, por exemplo.

ARJ: Fale as principais dificuldades e obstáculos já enfrentados na profissão.

 Adriano Henrique: A maior dificuldade é sempre o começo. É normal sentir medo de fazer alguma coisa errada e se você é bom o bastante para fazer o que faz. A confiança e força de vontade são essenciais nesta parte. Mostrar não se abalar com as dificuldades do dia a dia jornalístico também. Problemas com fontes, pautas em locais de difícil acesso, coletivas com mais de 30 repórteres; são situações que sempre vão acontecer. Não podemos nos abater, precisamos ter sempre um plano B e trabalhar com essas possibilidades. ARJ: Quais seriam as dicas para quem sonha assim como você em trabalhar na área e ser reconhecido por isso? Adriano Henrique: Eu fiquei quase um ano mandando currículo para arrumar um estágio. Eu digo para quem deseja realmente ser jornalista não se abater, a sua hora sempre vai chegar. Quando chegar, é preciso trabalhar com tudo o que aprendemos na universidade, principalmente as questões éticas. Se quiser crescer na profissão, é necessário mostrar que é um jornalista de confiança, que não faz corpo mole para nada. Os seus desejos serão realizados se você mostrar que é merecedor deles. ARJ: Jogo rápido. Um defeito? Adriano Henrique: Acho que meu maior defeito é ser impaciente, às vezes. ARJ: Uma qualidade? Adriano Henrique: Acho que minha maior qualidade é a disposição em ajudar meus colegas de trabalho e manter um relacionamento bom com eles. Isso é essencial para você gostar da empresa onde trabalha. ARJ: Um sonho? Adriano Henrique: Fazer a cobertura de alguma Copa do Mundo ARJ: Onde quer estar daqui a uns 5 anos? Adriano Henrique: Espero estar no meio esportivo da imprensa, que é onde eu sempre me vi na carreira. Trabalho para que isso possa acontecer e acredito que daqui cinco anos eu terei atingido meu objetivo.

 
Ler Mais

Crescimento das vendas de meios eletrônicos


26,4% é a média do uso de cartões de crédito e débito das famílias brasileiras, segundo a associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O percentual chegava a 16,7%, há cinco anos. Atualmente o meio de pagamento eletrônico é preferência nacional, isso significa uma alta de 18% em relação a 2012, que chegou a faturar R$724,3 bilhões. A Abecs informa que o crescimento se deve ao maior numero de brasileiros que usam o serviço de forma adequada.

Fontes: Terra, G1 

Ler Mais

Crianças e adolescentes ingere por ano em média 26 kg de açúcar em bebidas


Os jovens brasileiros na faixa entre 3 e 17 anos, foram alvo de pesquisa para identificar os costumes alimentares na ingestão de açucares. Foi constatado que ao invés de água e leite, bebidas como refrigerantes, sucos industrializados ou em pó são os principais itens de consumo desse grupo, aumentando consideravelmente os casos de obesidade infantil, dado o baixo valor nutritivo. A pesquisa foi desenvolvida pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, sendo publicada no BMC Public Health.

Fontes: UOL, BOL, R7
Ler Mais

Virada Cultural 2013 terá curadoria para melhorar organização do evento


Evento criado em 2005, a Virada Cultural terá neste ano um diferencial no quesito organização em comparação aos anos anteriores. A Secretaria Municipal de Cultura criou uma Comissão de Curadoria Colegiada, que ficará responsável pelas escolhas dos artistas, definir os conteúdos do evento, além da organização geográfica dos palcos. A comissão é composta por nove membros ligados à área cultural paulistana. O evento é gratuito e está prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 de maio.

Fontes: Terra / Folhapress / TN Online
Ler Mais

CARTÃO DE CRÉDITO PERDE ESPAÇO COMO MEIO DE PAGAMENTO


Cartão de débito permanece com mais mercado do que os de crédito, de acordo com o relatório Mundial Sobre Meios de Pagamentos (World Payments Report - WPR1). O estudo foi realizado pela Capgemini, em parceria com o Royal Bank of Scotland e a Efma, organização internacional sem fins lucrativos. Na medida em que os consumidores realizam pagamentos por meios eletrônicos, móveis e cartões de débito, o setor passa a direcionar suas inovações para essas modalidades. As vantagens do pagamento em débito é o fato de não precisar portar dinheiro vivo, no caso de assalto o cancelamento pode ser feito direto com a administradora do cartão.

Fontes: UOL, Estadão.
Ler Mais

João Sayad se despede da TV Cultura


Em reunião com o Conselho da Fundação Padre Anchieta na segunda-feira, 08, o presidente da fundação João Sayad despediu-se do Conselho e fez suas últimas tarefas na função. Sayad apresentou os resultados de sua gestão e ressaltou o aumento de audiência e prestígio dos brasileiros para a TV Cultura. A emissora registrou em março ibope de 1,3 pontos. Sayad assumiu o posto em 2010 e anunciou que não será candidato à reeleição.

Fonte: Portal Imprensa, Folha,  
Ler Mais

Policia Federal pede quebra de sigilo do ex-assessor de Lula

Freud Godoy prestou depoimento na manhã do dia 23 de abril, em Brasília. A Polícia Federal pediu a quebra de sigilo do ex-segurança e assessor pessoal de Luis Inácio Lula da Silva para desvendar o caminho percorrido pelos recursos do esquema do mensalão. O inquérito aberto irá investigar o ex-presidente Lula sobre depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da em que afirma que Lula bancou despesas pessoais com mensalão. O pedido de quebra de sigilo de Godoy será encaminhado ainda está semana.

Fonte: Estadão


Ler Mais

Comissão da Câmara aprova regulamentação da meia-entrada


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4571 de 2008, regulamentando a meia-entrada para estudantes e idosos em cinemas, teatros, competições esportivas e espetáculos culturais. É assegurada 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento. Também poderão ter direito à meia-entrada cidadãos de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, cuja renda familiar mensal seja de até dois salários mínimos, incluídas no percentual de 40%, que não valerá para a Copa das Confederações deste ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Fontes:G1, Ig, Rede Tv
Ler Mais

Show de Stand Up na Virada Cultural Paulista


A programação da Virada Cultural Paulista terá apresentação de stand up, para os dias 25 e 26 de maio, na região de Campinas, nas cidades: Americana, Campinas, Indaiatuba, Mogi Mirim e Mogi Guaçu. O comediante Roy Degrossoli fará um show de humor com jogos de improviso e interação com a plateia em Mogi Mirim. A comediante Ângela Dip, conhecida pelo espetáculo de humor “Terça Insana” se apresenta em Americana. O jovem curitibano Afonso Padilha estará em Indaiatuba. Já a programação em Campinas terá o "Humor de Salto Alto", do primeiro grupo de stand up exclusivamente feminino do Brasil.

Fontes: G1; Jornal Cidade; Portal Campinas
Ler Mais

Militares que resistiram à ditadura são ouvidos e contam detalhes sobre a perseguição sofrida

Por Camila Cardoso


Comissão da verdade analisa relatos
de militares e filhos vítimas da ditadura
(Banco de Imagens)
No último dia 4, a Comissão da Verdade Nacional se reuniu na Associação Brasileira de Imprensa, centro do Rio, para ouvir militares e seus filhos vítimas de perseguição durante a ditadura militar entre 1964 a 1985. O encontro foi promovido após a declaração do brigadeiro Rui Moreira Lima em outubro de 2012, que afirmou ter sofrido perseguições e até prisões durante o governo militar. O filho do brigadeiro Moreira Lima, Pedro Luiz Moreira Lima de 63 anos, contou também que foi impedido de estudar no colégio militar durante a ditadura. De acordo com o presidente da comissão, Wadih Damous, os militares que resistiram ao regime ditador tiveram uma série de direitos cassados além de serem considerados como desertores.


Fontes: Folha
Ler Mais

É aprovada PEC que submete decisões do STF ao Congresso Nacional

Por Cleber Carvalho


Parlamentares poderão vetar determinadas
 deliberações dos ministros da Corte
(Banco de imagens)
Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) foi aprovada no dia 24 de abril pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que submete algumas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) ao Congresso. O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) apresentou a PEC que estabelece ao Congresso Nacional a aprovação das chamadas súmulas vinculantes do STF e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição. Agora, será criada uma comissão especial para discutir o teor da matéria. Se for aprovada nesta comissão, o texto segue para votação, em dois turnos, no plenário da Casa. Caso seja confirmada, a PEC ainda terá de passar por debate no Senado. Não houve discussão para aprovar esta proposta no colegiado.


Fontes: Terra, Folha, Estadão
Ler Mais

Câmera aprova lei que inibe criação de partidos

Por Fernanda Ruiz


PSB, MD e PSDB queriam as novas regras
 entrassem em vigor depois das eleições de 2014
(Banco de Imagens)
A Câmara concluiu a votação de lei que inibe a criação de partidos no país. O projeto vai reduzir o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos partidos sem representação na Câmara, influenciando no funcionamento financeiro e eleitoral das siglas. A emenda é uma tentativa de diminuir movimentos como o de Marina Silva, que pretende criar a Rede Sustentabilidade, partido pelo qual deseja se lançar à Presidência da República em 2014.

Fonte: R7, Folha, Estadão
Ler Mais

Preço da passagem de ônibus e metrô aumenta em junho


O prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador Geraldo Alckmin, anunciaram que o reajuste da tarifa dos ônibus, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deve ocorrer no mesmo dia em junho. O último aumento ocorreu em janeiro de 2011, quando o preço do bilhete passou de R$ 2,70 para R$ 3.
Fontes: Estadão, Uol
 
Ler Mais

Roberto Carlos tenta vetar livro que trata da Jovem Guarda


O livro "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude", de Maíra Zimmermann, resultado de uma dissertação de mestrado em moda, cultura e arte no Centro Universitário Senac e publicado com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), recebeu no início deste mês, uma notificação extrajudicial dos advogados do cantor Roberto Carlos, que pediram a interrupção da venda e o recolhimento dos exemplares em livrarias. A notificação alega que o livro traz uma série de situações que envolvem o cantor e traz detalhes sobre a trajetória de sua vida e intimidade, em contrapartida a defesa da autora diz que a obra não trata da intimidade do cantor, é uma pesquisa séria, resultado de seu mestrado.

Fontes: Folha de S. Paulo; Bahia Notícias; Portal de Notícias do Senado Federal 
Ler Mais

Reitor da Unicamp quer inclusão social e mais vagas


Inclusão social e a ampliação de vagas na graduação são as principais prioridades defendidas nesta segunda-feira, 22, pelo professor José Tadeu Jorge, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo Tadeu, o aumento de vagas tem que partir das faculdades e dos institutos. Tadeu afirma que os ingressos por programas da universidade como o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais). O programa oferece bônus de 30 pontos para quem cursar ensino médio em escolas públicas e 10 para quem se declaram índio ou negro. O Programa de Formação Interdisciplinar Superior oferece um curso de dois anos para os melhores alunos da rede pública antes da graduação.

Fontes: Estadão, G1, Dirigida
Ler Mais

Imóveis do 'Minha Casa Minha Vida' terão instalação de piso em todos os cômodos

Por Mariana Estevam

Próximos imóveis já virão com revestimento. Unidades já entregues serão avaliadas pela Caixa

Famílias poderão escolher o material
do revestimento (Banco de Imagens)
Na última semana a presidente da Caixa Econômica Federal anunciou que as casas do programa 'Minha Casa, Minha Vida' - fase 1 receberão, sem adição de custos, cerâmica em todos os cômodos. As famílias terão três opções para escolher: cerâmica, laminado em madeira e manta vinílica. No início do projeto, apenas cozinhas e banheiros vinham com piso. Na fase 2, foi decidida a inclusão do material em todos os ambientes internos e externos, ou seja, as próximas unidades a serem entregues já terão revestimento completo. A medida leva facilidade à manutenção e maior qualidade para os imóveis. Em nota, a Caixa informa que imóveis em fase de construção terão os contratos aditados para a inclusão da nova medida técnica. Já para as 325.458 famílias que já receberam sua casa, a Caixa Econômica Federal visitará os imóveis e fará um inventário para verificar qual será a melhor solução para a colocação do revestimento em cada caso.











Ler Mais

Brasileiros batem recorde com gastos em viagens ao exterior em março


Os gastos em viagens ao exterior por brasileiros bateram recordes no mês passado, conforme dados divulgados na última quarta-feira (24), pelo BC (Banco Central). Os valores gastos atingiram R$ 3,78 bilhões (US$ 1,87 bilhão). Em comparação a março de 2012, as despesas aumentaram quase a 15%, com valor anterior de R$ 3,29 bilhões (US$ 1,62 bilhão). O resultado para o período é o maior desde que começou a série histórica em 1969.

Fontes: UOL, R7, MSN
Ler Mais

Ministros do Judiciário irão pagar aluguel


Com a intenção de cortar custos, Senado decide cobrar alugueis dos Ministros do Judiciário que ocupam os apartamentos funcionais destinados a senadores. Não foram divulgados o motivo pelo qual os ministros ocupam esses alugueis. A Diretoria-geral do Estado informou apenas que dos 72 apartamentos da Casa, 21 são ocupados pelos ministros tribunais. A estimativa é que seja cobrado um valor de R$8.885 reais por imóvel, gerando assim, uma receita de R$2,3 milhões. Esse é apenas um dos anúncios estabelecidos pelo Senado para cortar custos.

Fontes: G1, Terra 
Ler Mais

Cervejaria negocia para comprar “naming rights” do estádio corithiano


Após adquirir o “naming rights” (agregar o nome de sua marca ao nome de um estádio/arena) da recém lançada Arena Fonte Nova, na Bahia, a Itaipava negocia com o Corinthians para dar nome ao “Itaquerão". Na arena baiana, a cervejaria negociou contrato por 10 anos, investindo 10 milhões anuais. O clube paulista trabalha com o valor de 20 milhões anuais e um contrato por 20 temporadas: 400 milhões no total. A empresa também negocia com outros estádios da Copa-2014, como o Mineirão, Castelão e a Arena Pernambuco.

Fontes: UOL, FOLHA, R7

Ler Mais

Em reforma FIFA lança mecanismo de denúncia


A Federação Internacional de Futebol, FIFA desenvolve um site onde já é possível  fazer denúncias de infração  do Código de Ética e de manipulação de resultados. O sistema é todo on-line e garante manter em sigilo a identidade de quem denuncia. O objetivo da FIFA é que seja mantida todas as normas e regras de conduta, assim estabelecendo um comportamento efetivo ético. As denuncias recebidas serão direcionadas diretamente para Michael Garcia, presidente  da Câmera de Investigação do Comitê de Ética da FIFA.

Fontes: fifa.com
Ler Mais

Cultura ao alcance de todos

(Foto divulgação)

Com incentivo de disseminar cultura e melhorar o humor dos usuários no horário de pico nas estações de Metrô de São Paulo, o projeto Encontros, lançado em 2010 do Programa Nacional de Apoio à Cultura, vem trazendo muita diversão aos usuários do transporte público metropolitano. Com espetáculos de dança, teatro, shows, exposições e muitas outras atrações, o projeto iniciou na estação paraíso e já chegou a Zona Leste nas estações Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim. A iniciativa cultural é patrocinada pelos Correios, realizado pela Cinemagia, Agência Cultural em parceira com o metrô de São Paulo.

Fonte: Metrô/ Projeto Encontros   
Ler Mais

Click da Semana

Brasil: Onde a política é brincadeira, e o humor é levado a sério. 

Por Lucas Gonçalves


Ler Mais

Nova medida multa planos de saúde que negarem cobertura


A nova regra passa a valer a partir de julho e resultará em multas e suspensões aos planos que estiverem nos relatórios da ANS.

Por Natalia Francis e Aline Castro

Foi anunciada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma nova medida em relação aos planos de saúde em audiência no Senado, no último dia 24.

A nova regra visa incluir nos relatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)  reclamações contra planos de saúde que negam coberturas aos seus pacientes. A partir de julho deste ano, as empresas que negarem cobertura aos pacientes poderão receber multas e até suspensão dos planos.

Entre as reclamações que passarão a fazer parte dos relatórios trimestrais da ANS, estão negativas de cobertura relacionadas à lista de procedimentos, período de carência e rede de atendimento. A rejeição de cobertura é o principal motivo de reclamações, segundo o Ministério da Saúde, 75,7% delas são referentes a este assunto. “Como trabalho em um laboratório que atende vários convênios, percebo que a burocracia de autorizar um exame é a mesma para todos os convênios e independente do plano”, diz Ariana Machado, coordenadora de recepção.

Apenas as informações sobre descumprimento de prazos para marcar consultas e exames eram listadas nos relatórios da ANS. No entanto, o próximo relatório a ser divulgado, já terá as novas regras. “Acredito que com essa nova regra, ambas as parte terão um bom relacionamento, e isso ajudará muito para a venda de planos de saúde”, afirma Cristiane, corretora de plano de saúde.

No período de dezembro de 2012 a março deste ano, foram registradas 13.348 reclamações que envolviam cerca de 509 operadoras de planos de saúde. A partir da nova medida, os planos que aparecerem nos relatórios poderão receber uma multa de até R$ 100 mil reais, além de suspensão e afastamento de seus dirigentes.
Ler Mais

Sebastião Salgado captura natureza intacta em nova exibição em Londres


O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado considera os oito anos em que passou documentando as paisagens mais dramáticas do mundo e comunidades indígenas um preço pequeno a pagar por sua arte. Um dos últimos de uma geração de fotógrafos tradicionais que imprimem fotografias, Salgado, de 69 anos, considerou fácil a transição do filme para o digital, mas admite que ainda edita suas fotos à moda antiga, usando folhas de contato.

Fonte: Uol, Terra 
Ler Mais

Funk carioca é inspiração para Paul McCartney


O próximo álbum do ex-beatle pode ter influências da banda de funk Bonde de Rolê e do rapper Usher, revelou o produtor do álbum Mark Ronson. “Ele veio um dia tocando uma parada moombahton-baile-funk-pós Bonde do Rolê, e perguntou, 'Como é que chegamos a esse tipo de energia?” Essa não é a primeira vez que Paul utiliza estilos diferentes em sua música. O músico já lançou três discos de música eletrônica com o grupo The Fireman.

Fontes: Folha, Primeira Edição, Whiplash 
Ler Mais

Garçons do Senado recebem salário de até R$ 15 mil


Os garçons que servem os parlamentares do plenário e na área contígua do Senado, em Brasília, recebem salário entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil. Remuneração até vinte vezes maior que o piso da categoria na capital federal. Uma reportagem publicada no ano passado na revista britânica "Economist", afirmava que altos salários pagos a parte dos funcionários públicos do Brasil são um "roubo ao contribuinte".

Fontes: Uol, O Povo, Exame
Ler Mais

Black Sabbath pode fazer bem às plantas


O especialista em jardinagem, Chris Beardshaw, afirma que músicas da banda de rock Black Sabbath fazem bem para as plantas. Beardshaw fez uma experiência em estufas com diferentes canções. O especialista em jardinagem usou músicas de Cliff Richard, canções eruditas e o rock de Ozzy. O britânico viu que ao ouvirem música clássica, as plantas ficaram menos doentes, enquanto a voz de Cliff Richard causou morte nos vegetais. As plantas mais saudáveis e de flores mais bonitas, escutaram o som de Black Sabbath.

Fontes: Folha de S. Paulo; Inter Jornal; CinemaCinemas
Ler Mais

Mais quatro universidades federais aderem ao ENEM


Das dez maiores universidades federais, quatro já tinham aderido ao ENEM até a última edição, em 2012. A promessa é que este ano mais quatro se juntem  esse tipo de vestibular. São elas a Universidade de Minas Gerais (UFMG), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Somente as universidades federais de Brasília (UnB) e a da Paraíba (UFP) preferiram não comentar sobre o assunto.

Fontes:Terra, Folha Dirigida
Ler Mais

Falta de professores aumenta em São Paulo


Uma greve liderada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) fez com que a taxa de professores faltosos aumentasse 0,9%. De acordo com a Apeoesp, 25% dos professores aderiram a paralisação. A Secretaria de Educação classificou como “lamentável” a ação do sindicato e pediu que os pais levem os alunos normalmente para a escola, já que professores substitutos foram chamados para assegurar o funcionamento da rede.

Fontes: G1 / Apeoesp

Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011