Para incentivar a leitura

Universidade Cruzeiro do Sul tem programação especial para Semana Nacional 
do Livro e da Biblioteca

Por Daniele Motta

Exposição da artista Rosana Pascale faz parte
das comemorações da Universidade Cruzeiro do
Sul para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
(Por Daniele Motta)


No dia 09 de abril de 1980 foi instituída, pelo General João Baptista de Oliveira Figueiredo, presidente em vigência da época, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Com inicio no dia 23 de outubro e término no dia 29 do mesmo mês, data do "Dia Nacional do Livro", a semana traz comemorações em bibliotecas e instituições ligadas ao livro e à biblioteca em todo o território nacional.

Com bibliotecas multimídia em seus quatro campi, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com um acervo de 230.474 livros e teses e 11.406 periódicos e arquivos multimídia. Segundo Evelin Bitencourt com o apoio do Crédito Universitário Pra Valer, promove entre os dias 24 e 29 de outubro, das 8h30 às 21h, em comemoração à Semana, apresentações musicais, saraus, visitas orientadas, produção de caricaturas dos participantes, mostra gráfica "Muito de ruas, do Estêncil e dos Sprays...Street art?", da artista Rosana Pascale.


Para Zely Siqueira Gonzaga, bibliotecária responsável pela aquisição na Universidade Cruzeiro do Sul, apesar de a maioria dos alunos utilizarem os serviços da biblioteca, a semana é importante para a divulgação dos serviços. "A intenção é trazer mais alunos, por isso temos atividades diferenciadas. Neste ano, terá um cartunista para fazer com que o aluno que não costuma vir, venha. Teremos o Minuto da Música, que já tem normalmente, mas percebe-se que muita gente ainda não sabe." Zely ainda afirma que, com o uso da internet, os alunos têm se afastado da biblioteca, então é necessário que haja eventos diferenciados como este para chamar a atenção dos alunos.
Exposição traz demonstração de documentos eletrônicos, 
sites para pesquisa e livros e teses do acervo das
bibliotecas dos quatro campi. (Por Daniele Motta)


A programação é voltada também para os alunos do colégio Cruzeiro do Sul em Visitas Orientadas agendadas previamente para alunos da 3ª série do Ensino Médio. Quanto a estes, Zely diz que: "Como eles são alunos que estão praticamente saindo do colégio e vindo para a Universidade, é uma forma de mostrar para eles o que tem (no acervo) de diferente e trazê-los também para a biblioteca, apesar de não ter um material tão específico (para o Ensino Médio), é uma forma de trazer essa cultura para eles também."


Para Adriana Aparecida de Souza, aluna do 6º semestre do Curso de Artes Visuais e usuária da biblioteca Haddock Lobo, no campus São Miguel, desde 2009, ano em que iniciou sua graduação, "a biblioteca é bastante usada, mas pouco divulgada, tanto é que tem uma menina no meu curso, que no inicio do ano passado, tinha passado dois semestres sem nunca ter pisado na biblioteca, porque ela pega o material com o pessoal e tira cópia do material, o que é muito mais fácil do que ir á biblioteca.

Quanto ao conteúdo multimídia, Adriana afirma que "para quem faz artes, os vídeos são importantes porque você tem que visualizar o que você está fazendo. Acho que não faz diferença para quem faz Administração ou Direito, por exemplo. Mas para quem faz Artes ou Comunicação faz muita diferença." Quanto ao empréstimo do conteúdo multimídia, completa: "É ruim ficar só três dias. Eu acho que deveria ficar uma semana."

Para conferir a programação completada das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Universidade Cruzeiro do Sul, acesse o site: www.cruzeirodosul.edu.br.




Ler Mais

Novos conselheiros tutelares são eleitos na capital paulista

A posse dos conselheiros ocorrerá
em novembro. (Banco de imagens)


Mais de 139 mil eleitores foram às urnas no domingo, 16, para eleger os 220 novos conselheiros tutelares da cidade de São Paulo. Os bairros do Itaim Paulista, Jardim Helena e São Miguel registraram pouco mais de 19 mil votos válidos e dos 15 conselheiros, quatro foram reeleitos. A posse está prevista para o dia 18 de novembro na Faculdade de Direito do largo São Francisco, às 19h. Os conselheiros irão exercer o mandato pelos próximos três anos (2011 a 2014) com salário mensal de 1.416 reais.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Ler Mais

Prefeitura de São Paulo oferece cursos e serviços gratuitos esportivos


O estádio municipal de Jack Marin é a primeira escola municipal de futebol do Brasil e da América Latina, onde é oferecido curso de futebol para crianças entre 7 e 15 anos de baixa renda e para deficientes auditivos. Ainda pode-se encontrar nos bairros: Aclimação, Centro, Liberdade, V. Mariana, Paraíso, Cambuci, V. Monumento, Ipiranga e outros bairros mais distantes. Sua localização é na Rua Muniz de Souza, 1119 (dentro do parque Aclimação) e o telefone para contato é 3271-0932.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ler Mais

Fundos municipais disponíveis na internet


No site é possível conhecer a
constituição e as aplicações dos 13
 fundos municipais da cidade. (Divulgação)
 
Os fundos municipais da cidade de São Paulo estão disponíveis para consulta no site da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Esses fundos são reservas de dinheiro público destinadas a projetos, programas e atividades. No site é possível conhecer melhor, por exemplo, os fundos destinados à saúde, à habitação, além de saber os valores gastos nesses projetos em 2010 e 2011. Cada link da página apresenta um resumo das principais aplicações do fundo e seus gastos nos últimos dois anos. A consulta pode ser feita no site: www.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ler Mais

O Clube da Escola está cada vez mais próximo


O clube da escola foi criado com o intuito de proporcionar mais atividades físicas e modalidades gratuitas de esporte, cada vez mais próximas da moradia de cada habitante. Hoje na  capital paulistana existe mais de 100 espaços onde se localiza o clube da escola. Nele há espaço para praticar esportes, como: futebol, skate, natação, entre outros.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ler Mais

Poá dá largada à 3º Caminhada contra o Câncer de Mama


No último sábado, 22, a Secretaria da Mulher do município de Poá realizou a 3º Caminhada contra o Câncer de Mama. O evento teve início na Rua Vereador José Calil nº100, na região central, em frente à Câmara Municipal de Poá. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para a saúde. Estima-se que mais de 2.000 pessoas tenham participado do evento. Esse ato amplia os movimentos do “Outubro Rosa”, mês em que muitos países se mobilizam perante o tema.

Fonte: Jornal do Município
Ler Mais

Centro Educacional têm várias unidades e disponibiliza atividades variadas e culturais


O Ceu Parque São Carlos fica na Rua
Clarear, 141, Jardim São Carlos, Zona
Leste da capital. (Por Déborah Aranhos)
O Centro Educacional (CEU) é conhecido pelas suas programações culturais, esportivas, artísticas e tecnológicas. A escola recebe crianças e jovens durante toda a semana para praticar esporte, ter aulas de dança e teatro entre outras atividades variadas. O Ceu também possui creches, escolas do ensino infantil e fundamental, além de ensino para jovens e adultos. Existem hoje na capital 45 Ceus equipados com quadras, piscinas, parques, auditório, teatro, biblioteca, briquedoteca e Telecentros. Os Ceus ajudam os bairros a se desenvolverem e ajudam também no desenvolvimento das crianças e dos jovens, trazendo mais conhecimento e informação. Todo mês são disponibilizadas para o público, uma lista de atividades gerais, programações culturais, eventos esportivos, projetos vocacionais etc. Confira no site www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br as listas de todas as unidades.
Ler Mais

Melhorias no SAC da prefeitura prevê interatividade com o cidadão

Site do SAC da prefeitura de São Paulo.
(Divulgação)

O projeto de lei nº 562/2010 de autoria do vereador Marco Aurélio Cunha (DEM), prevê melhorias no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura de São Paulo. A principal delas será a criação de um ícone no site do SAC que permitirá aos cidadãos enviar fotos e vídeos das melhorias necessárias na cidade de São Paulo, como: faróis quebrados, buracos em ruas, etc. O projeto foi aprovado em primeira instância e aguarda deliberação da câmara para a sanção do executivo.

Fonte: Câmara de Vereadores
Ler Mais

Maior moto clube brasileiro festeja inauguração da sede mundial na ZL


O Abutre's MC, maior moto clube do Brasil, irá inaugurar sua sede mundial dia 09/11 na Zona Leste de São Paulo. O clube que é referência mundial e que presta diversos serviços à comunidade, escolheu sua antiga sede nacional para inaugurar a nova sede. Em comemoração, a diretoria organizou uma festa onde membros e não membros estão convidados. A festa terá início no dia 09/11 e término no dia 11/11 em período integral e a entrada é franca. O endereço e mais informações estão disponíveis no site: www.abutres.com.br
Ler Mais

Arte contemporânea internacional na Bienal de São Paulo


Estão expostas obras de 50 artistas
norte-americanos, entre eles Damien Hirst,
com Mother and Child Divided. (Divulgação)


Em comemoração aos seus 60 anos, a Bienal de São Paulo trás ao público brasileiro a exposição “Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley até 4 de dezembro. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a exposição é composta por um conjunto de 219 obras do acervo do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, de Oslo, na Noruega. Os ingressos estão a R$20,00 (meia para estudantes, professores e aposentados) e entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados. Mais informações: www.emnomedosartistas.org.br.


Ler Mais

Bairro de São Paulo recebe movimento de ação de limpeza


Ler Mais

Universidade Cruzeiro do Sul participa do Dia da Responsabilidade Social


Ler Mais

Pesquisa revela peso familiar na decisão de carreira


Ler Mais

Atividades em excesso prejudicam o desenvolvimento infantil


Ler Mais

Professores sofrem para acompanhar a geração Z


Ler Mais

Crianças obesas têm menos chances de ter osteoporose, diz especialista


Ler Mais

Prejuízos com fraudes eletrônicas batem recorde


Ler Mais

Moradores do Itaim Paulista ganham espaço para a prática de esportes


Ler Mais

Universidade Cruzeiro do Sul oferece bolsa de estudos nos EUA


Ler Mais

Relação entre etanol e gasolina ultrapassa os 70% em São Paulo


Ler Mais

Projeto de lei veta transporte de bebida alcoólica na cabine de veículos


Ler Mais

Proibido o uso de aparelho celular em bancos


Ler Mais

Segundo Dilma, Brasil é cada vez mais respeitado no exterior


Ler Mais

Cirque du Soleil traz novo espetáculo para o Brasil


Ler Mais

Roqueiros da Zona Leste abrirão show de banda que tocou no Rock in Rio

Ler Mais

Metrô amplia horário das novas estações da linha 4-Amarela

Ler Mais

Voluntários podem agendar doação de sangue pela internet


Ler Mais

São Paulo recebe 6ª edição da Feira Guia do Estudante


Ler Mais

Programa de apoio ao esporte é gratuito e foi criado pensando em crianças da rede pública


Ler Mais

Tonalizantes contaminam a placenta e ameaçam a saúde durante a gravidez


Ler Mais

Zona Leste ganha Centro de Educação Infantil

Ler Mais

Cinemark promove a Sessão Desconto


Ler Mais

Microempreendedor Individual (MEI) incentiva regularização de negócios


Os interessados em abrir ou registrar empresas poderão comparecer a partir de dezembro, entre 9h e 18h, nas estações de metro Barra Funda, Brás, Tietê e Corinthians-Itaquera. Os empreendedores que optarem pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos, abrangido pelo Simples Nacional, gerarão uma economia de até R$305,00 a partir da isenção da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos e da Taxa de Fiscalização de Anúncios. Mais informações: www.prefeitura.sp.gov.br/mei.

Fonte: Subprefeitura de Ermelino Matarazzo

Ler Mais

Greve dos Correios prejudica entrega de correspondências


Ler Mais

Exposição Black Barbie traz versões negras da boneca mais famosa do mundo


Ler Mais

Eleição do Conselho Tutelar


Ler Mais

Campanha contra a Dengue tipo 4 é antecipada em São Paulo

A Campanha contra a Dengue tipo 4 foi antecipada no Estado de São Paulo. O adiantamento ocorreu para evitar uma possível epidemia. O projeto prioriza os 283 municípios de maior risco. O governo contabilizou 81 mil casos de dengue no estado. O bairro de Itaquera lidera o ranking de casos na Zona Leste de São Paulo. A vacina contra a doença só deve estar disponível comercialmente em 2015. O antibiótico está sendo produzido pelo Instituto Butantã, na zona oeste da capital.


Fonte: Jornal Itaquera em Notícias
Ler Mais

Jogos abertos do Interior de 2011 acontece em Mogi das Cruzes

Entre os dias 7 e 19 de novembro de 2011, Mogi das Cruzes será sede dos Jogos abertos do Interior com aproximadamente 15 000 atletas de mais de 250 cidades do Estado de São Paulo em 27 modalidades diferentes e 1 800 competições. O evento conta com competidores profissionais e amadores e é considerado o maior do gênero na América Latina.


Fontes: Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes, Telefone (11) 4798-5000   
Ler Mais

Aumento da tarifa não reflete em melhora no conforto

Usuários se empurram para embarcar
no horário de pico na Linha 3-Vermelha
do Metrô. (Por Estefano Perez) 


São Paulo possui uma das tarifas mais caras do Brasil no que se refere ao transporte público. As condições de utilização dos meios de transporte no centro econômico do país ainda são muito desconfortáveis aos usuários que chegam ao ponto de ariscarem sua integridade física para a utilização dos meios. É o que vemos todos os dias no metrô, principalmente na Linha 3-Vermelha, onde os trens partem da estação Corinthians-Itaquera lotados e com os usuários lutando pelo embarque.
Ler Mais

Cadernos de apoio auxiliam professores e alunos

A partir deste ano, a prefeitura, por meio do programa "Ler e Escrever", disponibilizou para a rede municipal de ensino os cadernos de apoio nas disciplinas de português e matemática para todas as séries dos ensinos fundamentais I e II . Nos anos de 2009 e 2010  os cadernos de apoio eram utilizados apenas nos segundos, quartos, sextos e oitavos anos dos  ciclos I e II.  O caderno auxilia a parte pedagógica das matérias com atividades que ligam o cotidiano das crianças, sua elaboração é de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade.
Ler Mais

São Miguel sedia primeira reunião para discutir o orçamento de 2012

Vereadores e subprefeito comparecem
na audiência regional de São Miguel.
(Por Gisele Moniz)


A primeira de 20 audiências públicas para discutir o orçamento da cidade de São Paulo aconteceu no sábado, 22, na subprefeitura de São Miguel. O objetivo é recolher propostas para definir a distribuição de um pouco mais de 38 bilhões de reais destinados à região, como: a construção de novas creches, a Faculdade Federal da Zona Leste, recapeamento de ruas e avenidas, transporte público, etc. A banca foi composta pelos vereadores Ricardo Teixeira, Cláudio Prado e do subprefeito Luiz Massao Kita.
Ler Mais

Imposto para importação de carros sobe 30%

Determinação do Governo causa impacto no mundo automotivo. Países do Mercosul e México estão de fora do aumento
Por Nathalia Alves e Fabiana Chagas
Concessionárias se planejam para não perderem mercado.
(Por Fabiana Chagas)
Com o objetivo de proteger e incentivar a produção nacional de carros, preservando empregos e estimulando a evolução tecnológica, o governo anunciou no dia 15 de setembro o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. A medida, que prevê 30% de aumento, já está válida desde o dia 16 do mesmo mês, o que foi questionado pelo presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), José Luiz Gandini. "Em questões de impostos como IPI, as mudanças só podem acontecer após 90 dias do anúncio", contestou o presidente.
Carros importados de países do Mercosul e do México não serão afetados e os produtos das montadoras que fizerem investimento local em tecnologia, usarem 65% de componentes feitos no Mercosul e cumprirem no mínimo seis, das 11 etapas de produção do automóvel, também ficarão isentos do aumento do IPI. Para a Abeiva, em carta destinada à presidente Dilma Rousseff, trata-se de uma ação protecionista às montadoras locais (que são as maiores importadoras) e ao mesmo tempo inviabiliza comercialmente o setor de importação de veículos automotores.
Para Diego Lima, designer industrial apaixonado por carros importados, essa mudança é um absurdo: “Ao invés do governo subir os impostos para não perder mercado, poderia diminuir os valores dos carros nacionais? Ridículo esse aumento. E é claro que só prejudica a classe média, pois quem tem dinheiro, vai continuar comprando com 30, 40 ou 50% de aumento”, aponta, indignado, Lima.
Emílio Alfiere, economista da Associação Comercial de São Paulo, afirma que do ponto de vista jurídico é uma ordem muito fraca. Para ele: “O mais correto em economia é usar mecanismos de mercado e não tarifários. Como o que está ocorrendo”.
Por enquanto, essa decisão do governo ainda não está afetando os compradores, pois as revendedoras de veículos ainda comercializam seus estoques sem mudanças no valor. Segundo a Assessoria de Imprensa da Jac Motors Brasil, empresa que passou a comercializar carros neste país no primeiro semestre de 2010, o movimento observado nas últimas semanas tem sido semelhante ao de outras e somente será possível projetar impactos no volume de vendas após tudo se estabelecer. Informa ainda que o maior prejudicado será o consumidor. “Quando se alija um competidor da disputa, naturalmente os concorrentes aumentam seus preços”. A montadora já anunciou uma fábrica na Bahia, que ficará pronta em 2014, com capacidade anual para produção de 100 mil veículos.
O Diretor de Relações Internacionais, Maurício José, está à procura de um novo carro e diz que mesmo com as mudanças é possível encontrar carros importados com preço baixo. "Conheço o desempenho dos importados porque já tenho um e nunca deu problema. Mesmo com o aumento ainda é possível encontrar outras marcas com bons preços e independentemente dos métodos que o governo use para diminuir as compras, quem gosta de importados sabe o quanto vale a pena", comenta o diretor.
Países como Japão e Coreia do Sul já se manifestaram junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida adotada pelo Brasil com relação aos importados. Ao consumidor, reserva-se a espera dos resultados.

Ler Mais

Exposição “Marcos da TV brasileira” em cartaz em Itaquaquecetuba

O museu da cidade é localizado na
praça Padre João Álvares, centro.
(Por Tamiris Gomes)


Até dia 10 de novembro o Museu Municipal de Itaquequecetuba recebe a exposição itinerante “Marcos da TV brasileira”. Segundo Rosangela Sousa, responsável pelo museu, o intuito desta exposição é mostrar a chegada da televisão ao Brasil, a sua evolução e a maneira como ela influenciou no desenvolvimento cultural, histórico e econômico do país. A exposição conta com mais de 20 painéis com temas referentes ao meio televisivo nacional: jornalismo, teleteatros, novelas, entre outros. Mais informações: (11) 4642-5076.
Ler Mais

Itaquerão começa a ser construído para a Copa

Depois do anúncio de que receberá a partida de abertura da Copa do Mundo, o Comitê Paulista parte para uma nova fase de trabalho. O grande objetivo foi conquistado e agora outros passos serão dados. O primeiro será adequar todo o entorno do Itaquerão às exigências da Fifa. No projeto estadual, o acesso ao estádio será feito principalmente via transporte público.

Fonte: Estadão online
Ler Mais

Paralisação de médicos do sistema público ocorre no Estado

Médicos de todos os estados do país, incluindo São Paulo, paralisaram o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no dia 25. A suspensão do atendimento em algumas unidades paulistas deve-se aos protestos feitos pelos profissionais que exigem melhores condições de trabalho, baixa remuneração e pelas más condições de assistência oferecidas à rede pública de saúde.

Fonte: Blog da saúde
Ler Mais

Prefeitura inaugura parque linear em Ermelino Matarazzo

A prefeitura de São Paulo entregou, neste sábado (22/10), o Parque Linear Mongaguá – Francisco Menegolo, em Ermelino Matarazzo. A obra faz parte do projeto de revitalização do córrego Mongaguá, que cruza o bairro. Em trecho próximo ao centro comercial de Ermelino, o parque faz ligação entre a Av. Paranaguá e a Rua Prof. Antônio de Castro Lopes (antiga Menegolo), contando com passeadouro para pedestres e mesas para jogos. Em sua extensão à margem do córrego, além de jardins e ciclovia, o parque também possui quadra poliesportiva e pista de skate.
Ler Mais

Alunos de Jornalismo do campus São Miguel promovem o 3° Encontro de Assessores de Imprensa


Palestrantes trazem o universo da assessoria para mais próximo dos estudantes

 Por Mariana Tavares e Tamiris Gomes
As assessoras Camila Bragion e Alice Cardoso 
esclarecem dúvidas dos alunos. (Por Tamires Freitas)


Na última terça feira, 18, ocorreu na Universidade Cruzeiro do sul, o 3º Encontro de assessores de imprensa. Alunos de Jornalismo e Relações Públicas puderam conhecer melhor sobre o dia a dia destes profissionais. O evento foi fruto de um trabalho realizado para a disciplina “Jornalismo Empresarial”, e contou com a presença de Alice Cardoso, assessora de imprensa da subprefeitura de Guaianazes atuante na área desde 1995, e Camila Bragion que presta serviços de assessoria a arquitetos e gastrônomos, e está na área desde 2007.

Com trajetórias em áreas bem diferentes, as profissionais formaram uma equilibrada discussão sobre como atuar em órgãos públicos e na assessoria privada, citaram exemplos e orientaram os alunos sobre situações com que estes profissionais sempre têm de lidar: “É fundamental saber se relacionar, saber trabalhar com a liderança, e principalmente ter profissionalismo”, afirmou Alice.


As palestrantes foram alvo de inúmeras perguntas sobre seu cotidiano, trocaram experiências e contaram como chegaram até seu trabalho atual. Durante os questionamentos, as convidadas ressaltaram a importância do estágio na vida dos estudantes, e como conhecer a fundo o produto ou cliente assessorado faz toda a diferença para ser bem sucedido na profissão.

Para Aline Maciel, estudante do 6º semestre de Jornalismo a diferença entre os dois tipos de assessoria foi importante para que se tenha uma visão mais ampla “É muito bom conhecer aspectos diferentes e ver que podemos atuar em diversos ramos de assessoria”, afirma.

Durante o encontro, as convidadas conseguiram quebrar muitos tabus e mostrar o quanto se pode fazer jornalismo na área de assessoria: “O que eu posso dizer sobre a minha visão de assessoria de imprensa é para que percam essa impressão de que é algo muito institucional, que é chato e totalmente corporativo, tem novos mundos a se explorar além desse”, concluiu Camila.
Ler Mais

Centro cultural promove aulas de dança em Poá

No centro da cidade, o local das aulas
é de fácil acesso aos poaenses.
(Por Mariana Tavares)


O Centro cultural Taiguara localizado no município de Poá vai abrir inscrições para aulas de Ballet, Jazz, dança de salão e dança de rua. Os cursos acontecerão duas vezes por semana, tendo como opção os horários: manhã, tarde ou noite. Segundo Claudia Marques, da administração do Centro, os requisitos para se inscrever são simples, basta ter entre 6 e 49 anos. As aulas têm previsão de início para janeiro de 2012. Mais informações pelo telefone (11) 4638-8804.


Ler Mais

São Miguel Paulista ganha nova estação


Obra tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2012

Por Paula Gonçalves


Obras já estão em andamento. (Foto por Karen Neves)
O bairro de São Miguel, localizado na Zona Leste de São Paulo irá ganhar uma nova estação da CPTM. A obra começou há mais de um ano e fica localizada a poucos metros da atual.  

Diferente do prédio existente, que não possui recursos de facilidade para o usuário como escada rolante ou rampas para deficientes, a futura estação será mais moderna e possibilitará maior acessibilidade e conforto.  Questão que foi ressaltada pelo usuário Alan de Lima Teixeira, auxiliar de rastreamento que afirma.
“O maior problema é que na estação antiga não tem acesso para deficientes físicos, nem elevador. O espaço é muito pequeno para ficar dentro da estação e quando chove molha todo mundo”
De acordo com a Assessoria de Imprensa da CPTM, a nova estação
contará com plataformas cobertas, escadas rolantes, elevadores, comunicação em Braille, corrimãos, rampas adequadas e também terá sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Estação atual está em boas condições, mas necessita
de melhorias (fotos Karen Neves)
Para o arquiteto Vinicius A. Metz, problemas como alagamento e desgaste das estações podem ser prevenidos já no período de construção. “Conservar o solo permeável para que a água da chuva penetre é a melhor opção. Construir diques e bombear a água é uma opção bem mais cara. A drenagem do terreno precisa ser pensada em um ângulo mais macro, analisar todo o bairro, senão vamos jogar o problema para o vizinho e não resolvê-lo”.  E acrescenta, “As estações são usadas por milhões de pessoas diariamente, o movimento intenso condiciona a escolha de materiais com grande durabilidade e menor manutenção. O material pode até se desgastar com o tempo, o atrito causado pelos sapatos, a poeira e a água, mas, não deve perder a aparência original. Recomenda-se usar pisos rígidos com boa resistência a e antiderrapantes, o concreto ou mármore.”

A futura estação faz parte da Linha 12 safira que vai do Brás à estação Calmon Viana em Poá e deve ficar pronta no primeiro semestre de 2012. 

Ler Mais

Festa de San Gennaro: atração saborosa há 38 anos na Zona Leste de SP

Entre setembro e outubro, dez dias de alegria, a festa desse ano superou as expectativas da igreja da Mooca
Por Anselmo Duarte
Revisão: Jennifer Muricy e Thaís Saraiva               
             
Thaís Santos prepara molhos desde a manhã
de sábado. (Foto por Anselmo Duarte)
Onde encontrar sabores da gastronomia italiana, alegria, diversão segura, canções e animação? Na cidade de São Paulo são muitas as casas especializadas que oferecem a Itália em forma de pratos, com simplicidade ou requinte.  
O diferencial de festas italianas religiosas está no contato direto com o público e na grandiosidade que aproxima as pessoas da variedade de quitutes a preços acessíveis.

No último final de semana, a equipe do Radar Jornalístico esteve entre as ruas San Gennaro e Lins. Acompanhamos os bastidores do evento que começa bem antes da divulgação na mídia. “A festa de San Gennaro (São Januário) no ano passado terminou em meados de outubro. Nós descansamos uma semana e já começamos a preparar a festa deste ano”, conta o padre Claudiomiro Bispo que assumiu a paróquia há um ano e meio e implantou novas pastorais na igreja, além de amadurecer a organização das equipes da festividade.

A festa que faz parte do calendário oficial da cidade surgiu timidamente para homenagear o padroeiro e depois entre altos e baixos de êxito, continuou como auxílio financeiro para as despesas cotidianas. O pároco afirma que só tem a dimensão dessa festa quem participa da organização. “Ela é realmente grandiosa numericamente. Estamos fechando com mais de seis mil toneladas de macarrão. Quatro toneladas e meia de mussarela. Segundo a Polícia Militar, já passaram mais de 150 mil pessoas em quatro finais de semana, superando nossas expectativas”.
 
Os cantores prestam homenagem à Dona Nata no
último dia de festa de 2011. (Foto por Anselmo Duarte)
Tanto trabalho justifica-se pelo destino da renda, que não muda a cada ano. “Sem a festa a Paróquia de San Gennaro e a Creche Menino Jesus, que acolhe 40 crianças, não existiriam. A procura para a creche é para mais de 100 crianças. Por isso, já começamos a reforma do espaço. Além disso, temos um Centro de Integração Digital que tem apoio da Prefeitura. Em todos os locais citados existem funcionários e gastos. A festa possibilita nosso trabalho social e nossa evangelização”, enfatiza o sacerdote.
Os voluntários e os segredos do sucesso

E o que garante tanto sucesso da Festa San Gennaro? Para ter uma ideia da dedicação, o horário na divulgação foi aos sábados das 18h às 24h e domingos das 19h às 23h. A equipe de voluntários já havia trabalhado durante a semana e compareceu no sábado pela manhã com a alegria renovada. Logo cedo Fortunata Garjanigo, senhora de 90 anos, já preparava com uma equipe o molho do famoso spaghetti. Que aroma nos corredores da igreja e das ruas! Sentada na barraca que leva seu nome e acompanhada por muitos amigos, a simpática descendente de italianos, tenta dar o segredo da receita. “Ah! É amor! É o amor e deixar cozinhar por 5 horas. Não ponho açúcar. É por causa dessa fervura lenta em fogo brando que a acidez do tomate vai embora”.

E cita os ingredientes que compõem os grandes tachos dos fogões: “Coloco óleo. Pico a linguiça calabresa em pequenas fatias. Extrato de tomate. Alho, cebola, manjericão e louro. Bato tomates no liquidificador sem tirar peles ou sementes. Deixo cozinhar bem lentinho. Não tem como errar”.

Keila Matos (à direita) degusta o macarrão famoso da
Festa de San Gennaro. (Foto por Anselmo Duarte)
A jovem Thaís Oliveira dos Santos, técnica em nutrição, na cozinha interna se manifesta: “Ajudo na equipe de molhos. Fico mexendo, acertando o ponto. À noite estou nas barracas e fico feliz pelos visitantes que comparecem. Vem gente de longe. O clima é mesmo de brincadeira, fraternidade e parceria”.

Janice Garjanigo, responsável pela secretaria de administração do evento, emocionada ao lado da mãe relembra sua primeira festa na infância: “Começou como uma quermesse pequena com algumas barracas. Jamais imaginávamos o tamanho que adquiriu. Participo em primeiro lugar para acompanhar minha mãe. Em segundo para ajudar a igreja e a caridade. Sem esquecer que há outros pratos deliciosos como a fogazza, o churrasco, a polenta. Tudo isso com fatias de pão e vinho bom esse é o cardápio perfeito”. A secretária complementa dados dos paroquianos envolvidos. “São de dez a doze pessoas na comissão oficial. E mais de 450 voluntários em diversas funções”.

Os números também chamam a atenção além das barracas externas. A festa na cantina, sempre ocorre em um salão interno, com música ao vivo, leilões e sorteios de brindes. “Nossa capacidade é para 880 pessoas e não paro de atender ao telefone para dizer que os convites esgotaram. Mas nas ruas todos os sabores estão garantidos, inclusive indico a pizza”, relata Rosa Maria Palmaccio, responsável pela venda de convites.

A música ficou por conta da Banda “Felice Itália” comandada pelo maestro Feliciano Motta. Como atração especial da festa “Os Três Tenores Brasileiros”, trio formado por Armando Valsani, Nino Valsani e Francisco Romanel; e os cantores Paulo Spartani, Lígia Záccaro e Bruna Rodrigues.  “Não perco! É a quinta ou sexta vez que venho do bairro de São Miguel Paulista apreciar o macarrão com vinho”, declara a fisioterapeuta Keila Teles de Matos. O empresário Henrique Matos, morador do bairro da Vila Maria destaca: “Gosto além das massas tradicionais, dos doces e do clima familiar. Esse clima é o principal atrativo”.

Nas paredes da igreja, a exposição sobre a unificação
da Itália.  (Foto por Alexandre Trevizzano)
Quando fazia parte de um grupo folclórico de danças italianas, Silvio Pinto Ferreira Junior, sociólogo e Professor Doutor da Universidade Cruzeiro do Sul tinha a preocupação com a preservação de festas italianas como patrimônio cultural pelos jovens. Fez do tema, sua dissertação de mestrado e tese de doutorado. Segundo ele, a festa trazida pelos napolitanos é importante porque mantém a comunidade unida entre si num país diferente.
“É reconhecível a influência italiana no sotaque, na gastronomia, na arquitetura, na religiosidade etc. E o Brasil sofreu tanto essa influência que São Paulo é a cidade com maior número de italianos e descendentes, fora Itália. Aproximadamente seis milhões (número fornecido pelo consulado italiano). É maior que a população de grandes capitais italianas”, salienta o professor.

Novidades
 
Alunos do quarto semestre do curso de História da Universidade Cruzeiro do Sul, do campus Anália Franco coordenaram a Exposição em Comemoração aos 150 anos da Unificação Italiana dentro da igreja e foram monitores. “Como o bairro acolheu imigrantes da Itália e existe uma ligação direta entre a unificação e a expulsão naquele tempo da massa de trabalhadores, resolvemos (eu e meu amigo de curso) fazer um elo de ligação da história com os descendentes próximos da comunidade local, além dos visitantes de outras origens que vem de outros bairros”, explica Alexandre Trevizzano. Felipe Chadi detalha tópicos abordados no projeto: “Tivemos ainda temas como a Revolução Farroupilha e a vida do herói Giuseppe Garibaldi”.

O padre Claudiomiro ainda trouxe de sua outra paróquia para a Igreja de San Gennaro o movimento dos motociclistas. “Presido uma vez por mês a missa dos motociclistas e faço uma passeata com eles. Eu também dirijo moto e saímos pelas ruas da cidade. A próxima acontece no dia 30 de outubro”. E como mesmo nos disse sorrindo o pároco, isso para o Radar jornalístico, pode ser outra matéria em clima de festa.   




     
Ler Mais

Falta de assistência causa polêmica nos AMAs

Para uma qualidade de vida um pouco melhor, pacientes exigem novos recursos no atendimento aos postos da AMA
Por Jaqueline Bonfim
Revisão por Ingrid Campos
Pacientes esperam atendimento
na AMA. (Foto por Jaqueline Bonfim)
Moradores do bairro de Ermelino Matarazzo reclamam da falta de assistência no atendimento da AMA (Assistência Médica Ambulatorial). A falta de médicos, remédios e o atendimento são as maiores causas das reclamações.
“Esses problemas só acontecem aqui, mas se você for em outro bairro, por exemplo ali na Jaime Torres, o atendimento e as condições da AMA são melhores”, comenta a dona de casa Fátima Alves.
A AMA foi criado para atender as necessidades da população, e por isso que a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o atendimento médico de forma a dar preferência em áreas relacionadas a doenças crônico-degenerativas.
Desde sua criação, já foram entregues mais de 115 AMAs que funcionam em prédios anexados às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Buscando assim organizar e diminuir as filas de pacientes que apresentam casos de pequena gravidade nos Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
Com todo esse histórico os pacientes buscam saber o porquê de toda essa falta de assistência, o que está acontecendo que só em alguns postos têm recursos e outros localizados em regiões mais carentes não têm.
“Os que mais sofrem aqui são as crianças, os pediatras não tem paciência com elas. Cheguei aqui com minha filha queimando em febre, depois de horas esperando atendimento, o médico olhou e mandou voltar pra casa e tomar um ‘remedinho’ que passa. Que absurdo, tantos equipamentos para não usar, nem soro ele deu pra minha filha, isso é uma pouca vergonha”, diz indignada, a costureira Isabel Cristina.

À favor dos pacientes, a enfermeira Beatriz Batista complementa reclamações e diz que o atendimento deve ser padronizado, os especialistas devem ter caráter profissional e ética profissional.

Os responsáveis pela AMA não quiseram se manifestar.
Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011